sábado, 24 de março de 2012

036 - 2a. Parte - Construindo uma cidade - Segundo dia


Segundo dia...

Sábado, 21 de Janeiro de 2012

Combinamos não chegar cedo demais, pois nada haveria para fazer, mesmo assim às 7:30h da manhã já estávamos no terreno...


O dia estava lindo, o sol se exibia em todo o seu esplendor e a temperatura logo começou a se elevar...

Felizmente aquela pequena árvore nos deu certo abrigo enquanto falávamos sobre as expectativas da obra...

Embora estas fossem imensas, por volta das nove horas da manhã o assunto estava esgotado e a ansiedade que as madeiras ou o tratorista chegassem começou a tomar conta de nós...

O telefone toca...

              Era Marcela da madeireira...

Se calhar necessitava de mais informações sobre o local de descarga...

                           Aqui é um pouco complicado de se chegar...

Depois de nos cumprimentarmos a notícia surgiu:

- Não iam poder fazer a entrega porque o caminhão não tinha conseguido efetuar todas as entregas do dia anterior e como tal, só segunda-feira a nossa mercadoria poderia ser entregue...


Meu Deus que catástrofe...

O material estava chegando e eu não tinha onde guardá-lo...

O universo estava conspirando contra mim... 

Ou será que alguém andou fazendo alguma macumbinha?... 

Neste Brasil há que pensar em todas as possibilidades...

Depois de tomar dois copos de água bem gelada para acalmar os ânimos, resolvi começarmos a furar as placas de MDF para ocupar um pouco a mente e escoar as tensões...

Até a máquina de furar estava contra nós e declarou-se arruinada após os primeiros furos...


Se carma existe, eu devo ter sido uma peste na minha vida anterior...


Tudo isso e o admirável sol, é claro, 
tinha aumentado em muito a minha temperatura e suava em bica...


A fim de evitar o ataque cardíaco eminente, resolvi ir ver se o tratorista tinha dado as caras...

Um pouco do ar condicionado do carro com certeza me faria bem...

Enquanto o encarregado José, arrumava as ferramentas e a decrépita furadeira, dirigi-me até ao carro...


Outra agradável surpresa... 


Não consegui entrar tal o calor que dele imanava...

A muito custo liguei o motor e o ar condicionado e aguardei do lado de fora que a temperatura daquele forno atingisse valores suportáveis...

Bem... Uma coisa pelo menos positiva aconteceu... 


O calor do dia estava tão elevado que a água do suor rapidamente se dissipou e deu lugar a uma sede angustiante...

Aquele lugar selvagem estava-me afetando...

Isto eu não tinha previsto isto em todos aqueles cenários no computador...


E a estória do sapo do filme “Uma verdade inconveniente” do Al Gore, não me saía da cabeça...

Para quem já não lembra, eu conto de novo:
Se colocarmos um sapo numa panela com água fria e a aquecermos muito lentamente, o sapo não sai, nem tenta sair e acaba morrendo cozido... Sempre achando que dá para agüentar...


Eu estava-me sentindo aquele próprio sapo... rss...

É claro que nesses momentos de pura reflexão negativa, também me lembrei das milhares de mortes (35 a 50 mil) ocorridas na Europa durante a onda de calor em 2003...

Às vezes a cultura atrapalha...

Voltando...

Quando a temperatura do carro baixou do nível de cozimento, lá fui eu dar uma volta pelo condomínio para ver se o tratorista estava fazendo algum trabalho em algum lugar recôndito, até que cheguei à portaria, onde a máquina retro escavadora jazia impávida e serena alheia a todos os meus sentimentos de raiva...

Já eram dez e meia e o mentiroso do tratorista não tinha aparecido...

Voltei para pegar o José e voltamos para casa... 


Um denso silêncio tomou conta do carro durante todo o caminho...


É claro que a voz da minha mulher teimou em ecoar vezes sem conta em meu toldado cérebro:

- Filipe porque te vais meter de novo em obra?... 

Porque não continuas trabalhando tranquilamente 
em casa e deixa isso para os mais novos?...


Chego em casa e vou descansar...
...


Português sonhador sofre...


Mas quanto maior o sofrimento, maior a glória...

Contando que sobreviva é claro... rss...



Não percam as novas aventuras...

                            O português sonhador sobreviverá?...




46 comentários:

  1. Vai sobreviver sim. Ele me prometeu uma visita!

    ResponderExcluir
  2. Oi querido mestre seria trágico se não fosse cômico, puxa que barra pesada hein, mas bem que voce tá gostando, nós já te conhecemos... Mas cadê as fotos? Você não vai contar tudo passo a passo, isso é enrolação, porque adora um suspense, espero que dê tudo certo essa semana ,mil abraços

    ResponderExcluir
  3. Para quem interessar : Ele tem as fotos, passo a passo, uma beleza, obra limpa como nunca vi igual, mas de fato gosta de um suspense, e já vi que voce já o conhece bem, ele está adorando essa coisa toda, com calor, atraso daqui, dacolá, ajudantes que não querem nada com trabalho etc... Cobra mesmo as fotos, porque estão super legais... E não se preocupem pois já sobreviveu a coisas piores, rs ele tbm adora desafios, eu que o diga! E quanto a essa visita que o filho dele falou aí em cima tudo conversa fiada, pois essa visita me foi prometida primeiro e estou esperando que vá comigo até hoje, esse portugues sonhador gosta mesmo é de trabalhar, inventar e aventurar-se. Espero que tenha esclarecido alguns pormenores, tchau

    ResponderExcluir
  4. Nota: Esse recado aí de cima foi para voce Flavinha...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia !
    Finalmente temos mais um bocado da saga do senhor Felipe, muito engraçada, mas quase nada nos contou. Concordo com o que disse a Flavinha, onde estão fotos? Vamos continuar com esse terreno baldio, pelo tempo já está bem mais que adiantada essa casa, aí vem a Esther e diz que tem muitas delas, assim não dá, rs
    Adorei "O tudo conversa fiada" Meu marido Esther tbm é assim, acho que a maioria dos homens são todos cheios de promessas, rs, ele está nos devendo uma ida a Disney desde que os meninos eram pequenos, já tivemos o dinheiro várias vezes nas mãos mas sempre dá um jeito de adiar...Felipe, realmente pra voce ter escrito yudo isso não deve ser fácil com o calor principalmente como você disse mas vê se além de se cuidar, põe aí uma foto do início pra nós tá, grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Até que enfim mestre, puxa como você vai se lembrar de todos os primeiros dias desde janeiro? que cabeça boa hein, já estamos em final de março. Adorei o desenho que você chega em casa e de chinelinho e todo coberto, com tanto calor que tinhas passado... Que contradição rs, poxa vida mostra mais uma fotografia, a Esther disse que existem várias e você tá escondendo o jogo rs, ah mostra pelo menos mais uma, ela disse que a obra é limpinha, eu nunca ouvi falar disso, nem ninguém daqui de casa. Tá todo mundo curioso, vamos cobrar Flavinha, nosso mestre tem que ser pressionado hehe, minha mãe disse pra você beber bastante água, europeu, acostumado a trabalhar na sombra e de uma hora pra outra, encarando tanto sol, é perigoso, bjs e inté

    ResponderExcluir
  7. Puxa Felipe fiquei até com peninha de você, acho melhor voltar pro seu computador, a Esther está certa, até porque nós é que saimos ganhando, se cuida hein, o calor está de matar, continua construindo seus prédios lindos e alegrando a gente, mas se é isso mesmo que você quer, manda fotos puxa! bjssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. E aí Filipão que dia dramático hein, meu, qualquer aspirante a mestre de obra, pedreiro, engenheiro lendo isso aqui, mesmo parecendo engraçado vai mudar de idéia , rs abração

    ResponderExcluir
  9. Olá Felipe
    Estávamos no sábado eu e algumas amigas reunidas para um batr papo quando saiu o seu nome e de como esse blog tem conquistado as mulheres, o porque todo mundo já sabe e tbm hoje as mulheres estão na vanguarda querendo saber de tudo, participando, enfim, mas realmente essa parte tão direcionada aos homens vem nos prendendo e continuamos ligadas nos capítulos digamos assim, porque é como um livro onde você vai contando uma história, e como gostamos disso, um bom filme, uma boa novela, um bom livro... Como você consegue contar esse segundo dia com todo esse "humor negro", é muito interessante e gostoso, por isso não paramos de segui-lo. Agora, é muita coragem da sua parte começar um trabalho desse tipo em pleno verão, podendo estar em casa ou escritório criando tantas coisas bonitas como vemos em seus trabalhos no topo, bem cada louco com sua mania, rs e tenho a impressão da realização que está tendo, isso é sempre muito bom, fazermos o que gostamos, com todo o suor, sol escaldante no fim é gratificante ver o resultado no caso da sua experiência. Quanto as fotos já que estão pedindo, tbm faço parte desse coro, de resto lhe desejo muitas felicidades e que as coisas aconteçam mais rapidamente, para que possa sobreviver e continuar sua caminhada, um grande abraço para você, tenha uma boa semana, tchau

    ResponderExcluir
  10. Você continua arrasando e surpreendendo cada vez mais, sem comentários, abs

    ResponderExcluir
  11. Eu posso imaginar toda essa loucura, principalmente por conta da alta temperatura em que estamos vivendo, o Rio parece que tem um maçarico ligado diariamente , a sensação é de 40 pra cima, a gente fica estressado mesmo, mas tá muito legal essa descrição catastrófica, mas tenha fé um dia vai refrescar e tudo vai parecer mais calmo. Vai contando as novidades ok, estamos sempre de olho nessa telinha, abs

    ResponderExcluir
  12. Oi, até que enfim apareceu mais alguma coisa gente mas pouco, esse passo a passo vai dar mais suspense ainda, olha, parei de comer chocolate, rs, mas se eu ficar ansiosa começo a atacar de novo, puxa,voce acostumou mal agora dá um jeitinho de contar mais coisas , dois meses e voce ainda está no segundo dia, assim não vale, conta mais está engraçada essa saga, bj

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus do céu levei um susto quando li sobre o lugar ser selvagem, rssssssssss quanto exagero, pela foto dá para ver que é um condomínio como outro qualquer, você não tem jeito mesmo a gente se diverte, esse sapinho está demais. Que isso Felipe, bola pra frente, daqui a pouco tá tudo prontinho e você só vai se sentir orgulhoso desse seu empreendimento, se quiser te levo um lençol bem macio para enxugar esse suor todo. Não tem água lá? Tomem um banho de borracha, meu tio faz isso e dá certo, tbm estou cobrando pelo menos mais duas fotos, forte abraço, força hein

    ResponderExcluir
  14. A amiga de sempre Laura27 de março de 2012 às 14:28

    Como então meu queridinho está em papos de aranha, eu a a Penha ficamos intrigadas, mas afinal isso mais parece-nos um filme de terror, para que este menino se meteu nesta embrulhada toda? E ainda diz ou dizem que se diverte, não estamos entendendo mais nada. As figuras estão engraçadas, não haja dúvidas, mas de resto...
    Ficamos preocupadas, pois temos tido mesmo aqui ondas de calor, que até parece estarmos numa fornalha, agora até que melhorou. E então essa casa sai ou não sai? É preciso descansar, nossos amigos andam pedindo fotos, a Bia, Flavinha, a Esther que também aproveitou para por mais lenha nessa fogueira,calma aí meninada, olha lá, cuide de sua saúde, teu filho diz que vais sobreviver, mas eu cá comigo tenho medo de tantas responsabilidades numa pessoa só, por isso tanta gente doente, estress etc Onde está a sua qualidade de vida? Estamos lhe estranhando e preocupadas, diga-nos qualquer coisa quando puderes. A Penha está melhor, mas voltou as sessões, porém mais brandinhas. Estamos aguardando uma resposta antes que leves dois belos puxões de orelhas, hum

    ResponderExcluir
  15. Vais mesmo levar dois puxões de orelhas, a Esther tem toda razão, sonhar é bom mas sem grandes sacrifícios hum
    Andou aí todo preocupado conosco e queres que não nos preocupemos com você
    Quero saber desta historia direitinho, beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  16. Olá meu amigo estou vendo que anda muito ocupado, concordo um pouco com a nossa Laura e Penha, você mesmo sabe que já não é tão jovem, então porque querer abarcar o mundo com as pernas. Não temos nada com sua vida mas este site tornou-nos uma grande família virtual, acho que temos o direito, principalmente nós as mais velhas de lhe dizer algumas coisas, cuidado com a saúde, a correria, lembre-se de se divertir, estar ao lado da sua família, de resto peço desculpas pela intromissão. Quando ficar pronta e se quiser nos mostre o resutado dessa sua façanha ok? Muito carinho sempre
    Clementina

    ResponderExcluir
  17. Flavinha, Rodrigo etc31 de março de 2012 às 12:39

    Onde estão as fotos? TCHARANnnnnnnnnnnnnnnnnnn

    ResponderExcluir
  18. Maria da Penha e família4 de abril de 2012 às 09:38

    Bom dia meu, nosso querido amigo
    Como vai? Eu estou bem melhor e muito devo a você e a nossa família que tanto me deu força. Vem aí a Páscoa novamente e queremos desejar um domingo muito feliz echeado de chocolates e muito amor, que as benção de Nosso Senhor recaiam sobre a vossa família, pouco tenho para contar, ainda me sinto um pouco cansada e com isto quase nada faço, mas estou feliz por ainda estar por aqui, espero que tudo esteja correndo bem para ti, não se esqueça do que lhe disse para cuidar da saúde e se divertir, no mais só tenho a dizer que todos mandam um grande abraço, meu filho, a Anita, Evelyn, Maria Aparecida.
    Com amor, Penha

    ResponderExcluir
  19. Elizabeth e família4 de abril de 2012 às 12:33

    Feliz Páscoa para todos da nossa cidade verde! Abs

    ResponderExcluir
  20. Páscoa de novo... Feliz domingo para todos, e pra você mestre um abraço especial.

    ResponderExcluir
  21. Rodrigo, Flavinha e sua turma4 de abril de 2012 às 13:26

    Ei mestre, ei galera, boa páscoa pra todo mundo, vamos curtir um surf hehe

    ResponderExcluir
  22. Desejo a todos uma páscoa de muita paz e muito amor, abs

    ResponderExcluir
  23. Páscoa é a libertação, é amor e renovação da fé em Nosso Senhor. Ele nos deu sua vida demonstrando seu imenso amor. Filipe querido e todos os seguidores desse espaço maravilhoso, que a paz de Cristo esteja com todos nós e tenham uma feliz Páscoa, com carinho
    Laurinha

    ResponderExcluir
  24. Que neste domingo nosso mestre maior que é Jesus toque em cada coração, renovando nossas esperanças e fé num mundo mais justo portanto melhor! Feliz Páscoa para todos!

    ResponderExcluir
  25. Feliz páscoa para todos, abraço especial para voce Felipe

    ResponderExcluir
  26. Flavinha para Esther4 de abril de 2012 às 15:22

    Oi, feliz páscoa pra você e pede ao mestre as fotos, bjs

    ResponderExcluir
  27. Desejo a todos uma Páscoa muito feliz recheada de muito amor!

    ResponderExcluir
  28. Oi Filipe tudo bem? Venho desejar a todos uma páscoa muito feliz, abs

    ResponderExcluir
  29. Um santo feriado para todos e uma feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  30. Olá Felipe
    Vou passear um pouquinho, mas antes quero lhe desejar uma boa páscoa e tbm a sua família, bj

    ResponderExcluir
  31. Nilda (avó de Niterói)5 de abril de 2012 às 11:52

    Oi Felipe estou curiosa com essa casa mas pra já só quero desejar um feliz domingo de Páscoa, bj

    ResponderExcluir
  32. Feliz Páscoa para o nosso querido portugues sonhador e todos da nossa cidade verde, bjs a todos

    ResponderExcluir
  33. Larissa e Maria Eduarda5 de abril de 2012 às 14:22

    Boa Páscoa mestre!

    ResponderExcluir
  34. Tudo de bom pra voce e sua família Felipe, feliz páscoa!

    ResponderExcluir
  35. Boa Páscoa para todos!

    ResponderExcluir
  36. Feliz páscoa Felipão, tô gostando de ver a nova iniciativa, abs

    ResponderExcluir
  37. Olá pessoal da cidade verde, olá Felipe
    Mais um ano que passa depressa, e estamos novamente pertinho de mais um dia de Páscoa. Felicidades para todos e lembrem-se do verdadeiro significado desse lindo dia. Um beijo a todos

    ResponderExcluir
  38. Oi mestre queremos desejar pra ti, a Esther e a todos da cidade verde uma feliz Páscoa!!!
    Obs.: Continua devendo as fotos hein, rs, tchau

    ResponderExcluir
  39. Oi Felipe espero que tenha tido uma boa páscoa, pelo que andei lendo o pessoal experiente está preocupado com você, de fato acumular trabalho é o mesmo que convidar e receber de braços abertos o stress com todas as suas futuras consequências, estávamos habituados(as) com você falando em qualidade de vida. E onde anda a sua? Ninguém jamais vai consertar esse mundo sozinho, desculpa, mas tbm sou sua fã e como tal tenho liberdade para me expressar, se é só pra experimentar uma casa sustentável, tudo bem, mas cuidado, pra você nem nos desejar boa Páscoa e pelo que escreveu a coisa está feia, pega leve, abs

    ResponderExcluir
  40. Olá meu querido, estamos preocupadas com a falta de notícias tuas, diga-nos alguma coisa quando puder, esperamos que tudo esteja a correr bem, beijinhos carinhosos

    ResponderExcluir
  41. BOM DIA, OTIMO O SEU BLOG, PARABÉNS PELO DESIGN E REPORTAGENS DE PONTA, UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  42. Muito bom mesmo seu blog. Um abraço

    ResponderExcluir
  43. Estamos com muitas saudades, milhões de beijinhos

    ResponderExcluir
  44. Chegaremos a 2059? Do jeito que as coisas vão, parabéns seu blog está muito bem escrito

    ResponderExcluir