quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

035 - 2a. Parte - Construindo uma cidade - Saindo do virtual


Saindo do virtual...

Após umas férias magníficas em Gramado e Canela – Rio Grande do Sul – voltei à minha dura realidade...

Já faz muito tempo que não saio de casa para trabalhar...

O tempo aqui no Rio ainda está um pouco instável e acabo adiando por uma semana o início da obra...

Estou  morrendo de medo...

Quase chego a pensar em abortar a empreitada...

É muita responsabilidade...

Estamos agora a falar em obra real, com cimento, areia, pedra, pó, sujeira, e outros bichos...

Isto num ambiente totalmente selvagem, não mais o meu confortável e climatizado escritório...

Deixar o meu habitat virtual e emergir no rude e rústico ambiente real...

Meus amigos e familiares não entendem bem o porquê de tal loucura, e eu quase começo a dar-lhes razão...

As chuvas terminaram e o rei Sol exibe-se em todo o seu esplendor...

Estamos em pleno verão – Rio 40 Graus...

Encho-me de coragem e dou inicio às encomendas de material...

Agora não tem mais volta... (vulgo “ferrou”...)

Neste tipo de obra 70% do material é adquirido logo no início, e como se trata de uma pequena casa, tenho que agrupar as compras para que os montantes sejam significativos para darem lugar aos respectivos descontos...

Pormenor: convém não errar muito... rss...

A primeira coisa a fazer é o barracão (até parece escola de samba... rss...).

Encontrei o fornecedor bem distante da obra, mas ele só entrega às sextas-feiras...

Não seja por isso... Aqui o problema torna-se solução...

Está encontrado o dia do início da obra: próxima sexta-feira - 20 de Janeiro 2012, dia de S. Sebastião padroeiro da cidade do Rio de Janeiro...

Aqui no Rio o horário da construção civil, quando não se deseja trabalhar aos sábados, é das 7 às 5, o que significa que tenho de sair de casa às 6:15...

Coloco o despertador para as 15 para as 5, ou cinco menos um quarto se preferirem e tento dormir...

É claro que às duas da madrugada já estou desperto e fico revendo todo o projeto, para verificar se ainda subsistem algumas falhas...

O despertador finalmente toca e levanto-me de sobressalto para encarar aquele dia tão especial...

Já no carro e com os pensamentos a mil ao entrar na via principal vejo que está com transito muito intenso beirando o caos...

Um pequeno pormenor havia me passado despercebido:
- Como é feriado na cidade do Rio e o sol está brilhando em toda a sua magnificência, parece quase o êxodo dos judeus do Egito... Os cariocas fazem fila na estrada para a região dos Lagos, que por acaso é a mesma que dá acesso ao condomínio onde vamos construir...

Em Manilha o transito chega a parar e vejo-me na obrigação de ligar para o encarregado avisando que irei chegar atrasado...

Muito bonito... Atrasado no primeiro dia de trabalho... E eu que detesto chegar atrasado...

O dia não está começando muito bem...

Felizmente aquela paragem não foi muito demorada e mesmo com o transito muito pesado consegui chegar dentro dos dez minutos de tolerância plausíveis...

Logo na chegada mais uma má novidade apareceu:

Um dos serventes não tinha aparecido...

Segunda má notícia do dia e ainda nem havíamos iniciado a obra...

Será um mau presságio?...

Estava eu, o encarregado José, e um servente, frente a um lote vazio onde somente subsiste uma pequena árvore...

Foto 01 - nosso lote e a construção do lote vizinho...

Um lindo dia estava acabando de nascer e o calor já se fazia sentir...

O grande dia finalmente tinha chegado e estava na hora de iniciar os trabalhos...

Enchi meus pulmões de ar e declarei:

Vamos ao trabalho meus senhores...

A tarefa do dia seria fazer o barracão para termos lugar para guardar as ferramentas pesadas, cimento e outros materiais, um banheirinho (que ninguém é de ferro) e uma parte coberta com bancada destinada à execução de pequenos trabalhos e nos fornecer abrigo nas intempéries...

Maior parte do material dependia daquele fornecedor que só entregava às sextas-feiras e que nos levou a iniciar a obra naquele dia.

Como o material só chegaria durante o dia, começamos a demarcar o terreno e a marcar o posicionamento do “radier” (alicerce em forma de laje) onde iríamos erigir a casa.

Marcamos também o lugar da fossa e do filtro anaeróbio (que funciona sem deixar entrar o ar) e o servente pôde começar a cavar os respectivos buracos...

O Sol estava de matar passarinho em pleno vôo...

Era o dia mais quente do ano até ao momento... 

Minha pele sensível e totalmente desabituada de tais agressões solares, ardia feito peixe em óleo fervente e a sede era de matar...

Felizmente o experiente encarregado tinha previsto tal situação e havíamos levado alguma água gelada, mas que logo acabou...

Saí para comprar água e adquirir no mercado local alguns materiais...

Na volta, vi que o caminhão de pedra estava chegando e encomendei também um caminhão de areia.

Infelizmente a capacidade dele era menor que havia previsto e vi que teria de encomendar um pouco mais depois...

A madeira para fecho do barracão – MDF – havia chegado, mas o principal ainda não... Isso é demais para mim, rss...

O servente continuava cavando o solo...


Depois de escassos centímetros o solo ficou bem duro... 
Muito bom para o alicerce, péssimo para quem tinha de cavar um buraco de um metro e outro de dois...

Disse-lhe para ir devagar... Que o Sol estava muito intenso e ele teria que fazer algumas pausas para se hidratar e fugir daquele sol impiedoso...

Eu me refugiava na sombra sempre que possível e mesmo assim já estava com a minha pele pegando fogo e totalmente exausto...

Era por isso que tinha contratado dois serventes... Numa situação destas a divisão do trabalho resolveria o problema... A falta de um deles,  fez com que este ficasse ali isolado, debaixo daquele sol e com certeza não iria agüentar por muito tempo.

Eu e o José batemos o nível do terreno e mais um imprevisto surgiu...

Era necessário nivelar o terreno e a quantidade de terra a mover-se era significativa...

Perguntei ao meu fornecedor local se me poderia arranjar 3 serventes e ele disse que segunda-feira estariam na portaria do condomínio à minha espera...

Numa obra as decisões necessitam de ser quase imediatas, senão o ritmo se perde e a coisa desanda...

Trabalhar sob um sol violento já é difícil, imaginem se não damos ritmo à obra?...

O material não pode faltar, e sempre temos de ter tarefas alternativas – parar é morrer...

O encarregado sugeriu que o homem da máquina retro-escavadora ao passar de manhã tinha-se posto à disposição...

Não pensei duas vezes e fui falar com ele...

Excelentes notícias, por cem reais ele faria o serviço no final do dia e ainda cavava aquele imenso buraco que nos estava angustiando...

Mandei o servente parar, liguei para desmarcar os 3 ajudantes e pedi só dois...

Afinal aquele contratempo talvez se voltasse a nosso favor, pois aquele buraco estava-me preocupando demais...

Tive a infeliz idéia de ir almoçar em casa, pois queria aproveitar e pegar mais alguns elementos do computador, mas tornou-se num grande erro...

Aquela via que de manhã estava um caos, agora estava bem ordenada, mas totalmente parada...

Aproveitei para ligar para a menina da madeira e ela me disse que o caminhão já tinha saído e que a qualquer momento estaria chegando na obra...

Após ter tentado um caminho alternativo que não deu em lugar algum, fui por outro onde o transito estava um pouco melhor... Nessa brincadeira perdi quase duas horas e a minha paciência, é claro...

A madeira não tinha chegado ainda e nada mais se podia fazer... O pior estava acontecendo: os homens estavam parados...

Mas se a máquina viesse no final da tarde recuperaríamos esse tempo perdido...

Por volta das quatro horas voltei a ligar para a madeireira, foi quando a menina me disse que afinal a madeira não pôde seguir porque um caminhão tinha se quebrado, mas que no dia seguinte, pelas primeiras horas ela estaria na obra sem falta...

Eu fiquei doido... Iniciamos a obra naquela sexta-feira por causa daquele fornecedor e agora, só às quatro horas da tarde a menina me diz que eles não vão poder entregar a mercadoria... É claro que a menina teve que ouvir algumas verdades e pedir algumas desculpas...

Mais um revés, e desta vez dos grandes...

O objetivo do dia tinha ido para as “cucuias”, e estávamos ali os três com cara de palermas olhando uns para os outros à espera da famigerada máquina...

Mas se ele viesse pelo menos algo se iria resolver...

Dá cinco horas e a expectativa aumenta... Já perto das cinco e meia e em estado de choque, pego no carro e vou ver se encontro o homem da máquina...

Novidade: Ele tinha-se ido embora... 


Fiquei furioso, mas um dos homens que estavam na portaria disse-me que no dia seguinte ele estaria no condomínio para fazer alguns trabalhos particulares...

A esperança é a última que morre e como tínhamos que lá ir no dia seguinte para receber a madeira, talvez se encaixa-se de forma bem deformada... Talvez os defeitos se tivessem transformado em feitios...

Voltei para o lote meio cabisbaixo e dei a triste notícia para o pessoal...

Protegemos o material que chegou com um plástico, pedimos ao vizinho para ficar de olho e viemos para casa...

Conclusão:

Depois de meses e meses de projeto e preparação o primeiro dia foi um verdadeiro DESASTRE...

Voltei para casa com um sorriso bem forçado, e depois do banho apaguei no sofá após de ter ingerido um pequeno sanduíche...

Sonhador sofre... rss...
..........................


Será que o sábado vai compensar todas essas desventuras?...

...............................................

Não percam as novas aventuras do português sonhador metido a pedreiro... rss...


112 comentários:

  1. Oi mestre, isso parece um poema, adoramos saber tudo isso, mas morremos de rir, voce é o maior barato, puxa que legal, deu pra matar saudades e estarmos mais perto de voce, bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rir é o maior remédio...

      Beijos e abraços para toda a família...

      Excluir
  2. Que belíssima explanação, muito trabalho não é? Cuidado com o sol, beba bastante líquido, e use filtro solar. Eu ri muito, você é impossível ao escrever... Tanta atenção estando tão ocupado, obrigada, estava com saudades, mas agora me deixou mais curiosa ainda, mestre do suspense, se cuida um grande abraço e bom trabalho fora da sua concha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bárbara... O suspense continua.... rss... Grande abraço Bárbara...

      Excluir
  3. Meu querido
    Estou encantada com tudo que descreveu, mas ao mesmo tempo preocupada, não estará trabalhando demais/ Sei que está feliz, mas tenha cuidado com a sua saúde, já não é mais criança, onde está a famosa qualidade de vida cantada por você? Trânsito? Realmente me parece que não combina muito com você. Se cuida meu rapaz. Mas estou rindo até agora da maneira deliciosa como descreveu essa sua jornada, você é um escritor nato, não sei porque não aproveitar esse dom, e ainda por cima trabalhar no carnaval, só Deus mesmo. Meu querido depois mande mais fotos da continuação da obra, estou curiosa, um grande e caloroso abraço e que Deus te proteja, mil beijinhos desta sempre amiga e tua fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu estou aproveitando o dom escrevendo para todos nós... rss...

      Obrigado pela preocupação, mas viver é isso mesmo...

      Se não nos aventurarmos não temos boas estórias para contar aos nossos netos e quando as forças nos faltarem ficamos meio ranzinzas pois não nos desculparemos das coisas que não fizemos...

      Mil e um beijinhos querida Clementina...

      Excluir
  4. Puxa até que enfim mestre você escreveu e como, muito legal contar os primeiros passos, pra mim então rs que não estava debaixo daquele sol escaldante, mas tá muito engraçado, agora nossa cidade voltou a ter vida, que tudo dê certo pra você meu mestre querido, muitos beijos e boa sorte!
    PS. Obrigada por ter arranjado um tempinho pra nós, adorei e estou curiosa pela próxima postagem e nova foto da casa misteriosa, ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... Demorei um pouquinho... Estava arrefecendo...

      Muitos beijosssssssssssssssss

      Excluir
  5. Oi meu querido, seu sonho está começando a se materializar, que bom, fico muito feliz, adorei o que nos escreveu, adorei dividir conosco que tanto gostamos de você, tudo que anda fazendo, quer dizer que trabalhou no carnaval, no seu escritório, não se esqueça de gozar um pouco a vida, se bem que tirou umas férias no sul, fez muito bem, a vida passa depressa e quando nos damos conta estamos velhos e se adoentados então, babaus, voce só mostrou o terreno, quando estiver mais adiantado nos mostre mais está bem? Fique sempre com Deus que Ele o proteja e continue feliz, um beijinho carinhoso da sua amiga de sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonho ou pesadelo o futuro o dirá... rss...

      Para mim curtir a vida é isso aí... Realizando meus projetos, testando novos limites...

      A obra já está mais adiantada, mas eu tenho que manter o suspense... rss...

      Beijos carinhosos querida amiga Almerinda...

      Excluir
  6. Oi querido mestre
    Caramba, nunca ninguem descreveu com tanto humor o estágio de uma obra, ri pra caramba, desculpa, sei que teve problemas, mas do jeito que você contou não dá pra imaginar sem dar risadas, você é danado de bom , parece um cronista, puxa mestre te desejo mais sorte, meu pai diz que obra é fogo, principalmente que a maioria daqueles que são os ajudantes não querem nada, mas depois a coisa vai se procurar pessoas certas, acabou o carnaval, buá, já estamos voltando ao mundo real, até seusonho saiu do virtual, ual, muitos bjs e mãos a obra, tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida...

      Realmente estou precisando de um pouco mais de sorte e de sombra... rss...

      A parte do pessoal é sem dúvida a parte mais difícil, mas aos poucos chegaremos lá...

      Mil beijos Flavinha...

      Excluir
  7. Mulher que vive há 40 anos no Brasil23 de fevereiro de 2012 às 11:57

    Quando leio cosa tao bonitos nessa blog fico pensando em minha cidade natal Iraque, onde não e ninguem se entende, Paquistan, tudo guerra, tanto confusõn, coneci essa bolg atraves da Almerinde, que muito amiga gostaria de ver paz en mundo, parabens shor felipi seu site muito amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda à nossa família...

      Muito obrigado pelo carinho e incentivo...

      Espero que um dia, o mais breve possível, todos os povos consigam vislumbrar e desfrutar da paz plena e da felicidade que ela nos trás...

      Grande abraço

      Excluir
  8. Querida amiga Aliza aqui você pode dizer seu nome este site é sério e respeitoso. Não fique vendo essas coisas na televisão, você nada pode fazer, já falamos sobre isso, um bj , vou telefonar pra você assim que meu telefone voltar a funcionar

    ResponderExcluir
  9. oi sou nova no seu blog, sou estudante de engenharia reta final e adorei seus trabalhos, essa parte da casa então me deixou louquinha, parabéns pela simpatia e o fôlego porque trabalhar em 3d e ainda comandar uma obra não é pra qualquerum não. Vou ficar de olho no próximo capítulo, tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraia de Manaus...

      Seja bem vinda à nossa grande família...

      Que bom que está gostando da nossa nova aventura dessa nova casa... Eu também estou louquinho (especialmente com o sol)... rss...

      Grande abraço Soraia

      Excluir
  10. E aí mestre ainda bem que antes foi refrescar sua cabeça no sul, que realmente é lindo conheço Canela, Gramado e haja lugar bacana pra visitar, pô meu, essa obra vai dar o que falar hein, a mulherada tá ouriçada, tô começando a achar que o mundo daqui apouco vai ser comandado só pelas mulheres. O que essas faladeiras, rs dão de palpite, é melhor parar por aqui senão vou ser chamado de machão e não vou sujar minha imagem na nossa cidade, boa sorte aí mestre, que venham menos incoveniências, mas é assim mesmo, abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi grande Rodrigo...

      Daqui a alguns anos você vai deixar de achar para ter a certeza de que elas é que mandam mesmo neste mundo...

      Seus modos sutis e encantadores, nos deixando considerar que estamos no comando é que confunde os mais desavisados ou "naíf's" (ingênuos)... rss...

      Valeu pela força e grande abraço Rodrigo...

      Excluir
  11. Toninha prima da Flavinha23 de fevereiro de 2012 às 22:21

    Seu blog é o MAIOR BARATO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Felipe
    Adoramos essa nova postagem, seu fã morreu de rir, está realmente engraçado. Seria cômico se não fosse trágico, então voce pensou que sua primeira experiencia ia dar tudo certinho como o calculado? Por mais que se projete muitas vezes algo não sai como queríamos, quantas vezes meus bolos saem solados, voce nem imagina, por mais que eu tente, é assim mesmo, mas estamos aqui torcendo para que dê tudo certo e vai dar. Paulo Roberto está mandando um grande abraço e seu fã ficou todo contente por ter perguntado por ele, nessa próxima segunda - feira recomeçam as aulas e meus filhos adoram estudar graças a Deus, são muito amigos, obedientes mesmo entrando na adolescência, acho que fizemos um bom trabalho. E olha que ainda não tinhamos lido a parte da educação, rs
    Bem, desejamos a voce tudo de bom que continue com essa animação toda e no fim não se esqueça de nos mostrar o resultado, aliás já nos deixou num clima de suspense para variar, tenha uma boa noite e receba nosso carinho e abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizabeth e família...

      Com que então o meu fã morreu de rir... Que bom...

      Espero que tenham um bom ano escolar e que o aproveitem bem... Por vezes é meio maçador e algumas matérias são de difícil compreensão, mas depois no futuro verão que afinal valeu a pena o esforço...

      Eu já esperava que não saísse exatamente como o programado, só não consegui prever tamanho desastre... rss...

      Mas é assim mesmo, temos que rir das desventuras e exaltarmos nossas glórias...

      Grande abraço para essa família maravilhosa...

      Excluir
  13. Até que enfim voce apareceu, adorei o DESASTRE... Felipe voce é demais até pra contar desgraça voce faz graça. Chi, rimou estu aprendendo com voce. Mas só nos mostrou o terreno? Sê tá brincando... Cadê o resto, tem que parar de colocar ansiedade nesses seus amigos, mas acho que mostrou o terreno enquanto está verde para nos enganar não é? Bem já é tarde falando sério muitas felicidades e que as coisas corram melhor daqui pra frente, bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida amiga Genilda...

      Adorou o desastre... Vejam só... rss...

      O suspense continua, mas vem muita novidade por aí... Prepare-se...

      Beijossssssssssssssssssssssssssssss

      Excluir
  14. Mestre tive olhando bem a foto e aposto que aquela "sombra" ali tirando a fotografia do terreno é vocÊ ,acertei? bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou "o sombra"...

      Está virando filme de terror... E realmente o primeiro dia foi isso mesmo... rss...

      Beijosssssssssssssssssssssssssssssssss

      Excluir
  15. Estamos preocupadas com a tia Laurinha e a vó Penha que não escreveram mais, por favor deêm notícias, bjs pras duas

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus como nosso blog está adiantado, felicidades para você Felipe

    ResponderExcluir
  17. NEULINDA RECIFE _ Arquiteta24 de fevereiro de 2012 às 11:23

    Espetecular seu blog, muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Arquiteta Neulinda de Recife...

      Muito obrigado pelo incentivo...

      Grande abraço...

      Excluir
  18. Bom dia senhor FIlipe, Bia e a todos
    A doutora Maria da Penha teve uma pequena infecção e está internada há três dias, deve ter alta amanhã, não quiseram lhes dizer para não preocupá-los mas do que já o fizeram, não é nada grave, já está sobre o controle, dona Laura esteve abalada mas já está melhor, hoje li para elas todas as novidades dessa cidade que elas tanto gostam. Manda dizer ao dr. Filipe que não se preocupe, foi só um pequeno acidente de percurso, manda um beijo muito especial para todos e pricipalmente a Bia e para o senhor,amanhã tendo alta daremos notícias.
    Obs. Ela adorou o texto e as duas disseram que o senhor é um comediante nato, bem me despeço
    Atenciosamente, Maria Aparecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridas maninhas Laura e Penha

      Os tratamentos radioterápicos, mesmo tendo sido bastante amenizados, continuam sendo de larguíssimo espetro e muito invasivos, traduzindo: matam tudo que vêm à frente – bom, mau – tudo... Daí os efeitos secundários habituais de náuseas e vômitos...

      Os anti-corpos também são destruídos no processo e a pessoa fica muito sensível a qualquer vírus e bactéria que normalmente não a afetariam...

      Essas infecções são o resultado dessa baixa imunidade e são muito normais...

      No entanto, representam certo risco e devem ser sempre muito bem acompanhadas, pois a paciente ainda está muito debilitada...

      Por isso eu ter pedido à nossa querida amiga para se alimentar direitinho...

      Nada é de graça nesta vida...

      Todas essas guerras e batalhas custam muito - energeticamente falando - daí as pessoas emagrecerem tanto... O corpo vai buscar a energia de que necessita onde puder...

      E devemos ajudar com alimentos de fácil absorção energética...

      A energia consumida pelo nosso corpo é o açúcar... Por isso nós temos uma explosão de energia quando o comemos e tanto nos sabe bem... As gorduras já são energia pronta para estocagem... Então se o nosso organismo não necessitar de mais energia ele a estoca nessa forma que são rapidamente transformadas em açucares em caso de necessidade.

      Já os carboidratos – também muito ricos em energia – demoram mais tempo para serem processados e transformados em energia (açúcar) e mais ao menos acompanham o ritmo das nossas necessidades energéticas...

      O simples fato de estarmos vivos consome uma grande quantidade de energia – 1000 a 1500 kcal... Daí as dietas costumarem estipular estes valores como metas calóricas (de energia) para consumo diário...

      A nossa menina deve ter tido uma redução de estômago na operação que realizou, que se traduz em redução de absorção energética, pelo que deve contrapor tal fato com um ritmo alimentar mais forte, ou seja, se alimentar mais vezes durante o dia de pequenas porções...

      Ao nos alimentarmos bem e paralelamente descansarmos, damos ao nosso corpo a oportunidade de poder usar a energia ingerida nos reparos que estão em processo essenciais à franca recuperação...

      Como sabem estou longe de ser um “expert “ nestas matérias, e espero não ter falado muita bobagem (rss...), mas a lógica é mais ao menos esta...

      Melhoras e muitos beijinhos carinhosos e muito obrigado Maria Aparecida por nos dar notícias...

      Excluir
  19. Bom dia a todos
    Dona Laura fiquei preocupada, mande -nos notícias sim assim que dona pnha sair do hospital, bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá meus amigos
    Desculpem mas estou exausta, a minha irmã já está em casa, está melhorzinha, obrigada a todos, obrigada Felipe, ela leu seu recado e você disse a mesma coisa que o médico, ela tenta mas sabe como é, as vezes fica um pouco difícil, mas estamos aqui tentando e confiando, ela está te mandando um beijinho e agradecendo mais uma vez seu cuidado e carinho, Elizabeth, Biazinha e todos os outros amigos obrigada pelo apoio, um bj a todos fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos beijinhos para vocês também...

      Vamos com calma e fé aguardar as melhoras da nossa querida amiga Maria da Penha...

      Excluir
  21. Olá Felipe tudo bom? Adorei a sua jornada, alem de interessante muito bem escrita e muito engraçado, esse sol castigando é que não deve ser fácil, mas logo ghegará o outono, aí as coisas melhoram, muitos jovens não querem trabalhar, fica difícil, mas você chega lá. E quanto a dona Penha continuo rezando pela sua recuperação e que Deus lhe dê forças para que possa ultrapassar essa fase difícil, bjs a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora Neilma...

      Realmente esse tal de outono está custando a chegar... Nem uma frentezinha fria chegou... "tá" difícil mesmo...

      Mas a vida é assim mesmo... E nós estamos aqui para desfrutarmos dessa randômica (ao acaso - sem ordem pré-estabelecida) aventura...

      Beijossssssssssssssssssssssss

      Excluir
  22. OI Filipe
    Peço desculpas por incomodá-lo mas assim que puder dê uma palavrinha para a tia Laura ela está precisando do seu apoio, desculpa se parece abuso, é desespero mesmo, ela não está nada bem, já a levei ao médico, ele aumentou a dose do medicamento, mas falta algo além inclusive da terapeuta, muito obrigada, um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita

      Não tem necessidade de pedir desculpas... Sempre considerei que um dos nossos deveres como seres humanos é ajudar-nos uns aos outros...

      Minha querida amiga Laura...

      Sei que está passando por momentos muito difíceis...
      Quando vemos um ente muito querido passando pelas agruras da vida em especial a doença, em que nada podemos fazer, esse sentimento de impotência nos atormenta ao ponto de nada mais fazer sentido e os piores cenários parecem-nos inevitáveis...

      A dor é imensa e a razão se perde...

      Felizmente a realidade embora dura, é bem diferente...

      A vida sempre será um livro em branco a ser preenchido a cada dia vivido... E não há como saber o que vai ser escrito na próxima página...

      Então não vamos deixar que a nossa dor nos inebrie e tolde a nossa razão ao ponto de rasgarmos as próximas páginas...

      Sua irmã está necessitando muito de si...

      Está na altura de demonstrar todo o carinho, para que possa ajudá-la num momento tão delicado...

      Faça o que pode e deve fazer... Ajude a sua irmã da única maneira possível ao seu alcance, lhe dê todo o seu amor...

      E não deixe que todos esses pesadelos a atormentem e mantenha-se firme em sua fé...

      Vamos ter a esperança sempre ao nosso lado, pois ela tem a imensa força de afastar esses nefastos pensamentos...

      Minha (nossa) querida Laurinha,: -Respire fundo, passe uma água no rosto e diga para a pessoa que está olhando para si no espelho: – Minha querida irmã está necessitando do meu amor...

      Mil beijinhos carinhosos e melhoras para a sua (nossa) querida Maria da Penha...

      Excluir
  23. Muito obrigada por suas palavras animadoras querido amigo. Mas para mim tem sido muito difícil, preferia que fosse comigo, mas Deus quiz que fosse com a minha irmã, vou reagir o melhor que puder, amanhã recomeçam as tais sessões, é duro viu, a Penha já perdeu 12 quilos, está amarelada, quase não fala, sem falar nas reações adversas, mas vou tentar ajudá-la, entendi direitinho o que quizestes dizer, mas para mim é muito difícil, mas tentarei, um beijo muito carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse quadro embora difícil é normal...

      Tente animá-la o mais possível sem a cansar...

      Um sorriso tranquilizador e um afago na mão às vezes é tudo que uma pessoa necessita quando o seu moral está um pouco em baixo...

      Segure a tocha da esperança e ilumine o caminho da sua manita...

      Beijos carinhosos e continuação de boa recuperação...

      Excluir
  24. Bom dia dona Laura
    Ah, não fique assim, fiquei muito preocupada com a senhora, é assim mesmo, mas sua irmã é forte e vai aguentar, tudo que ela precisa agora é do nosso apoio e carinho e de si que a veja confiante, vamos lá força se precisar de nós para desabafar estamos aqui, um beijinho e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  25. Oi tia Laura
    Fiquei triste por saber que você não está bem não fica assim não, a vó Penha vai aguentar, ela deve estar passando por coisas muito difíceis, a gente imagina, mas ela é forte e vai acabar tuo bem, você vai ver. Se cuida tá, um beijo carinhoso pra vocês, tchau

    ResponderExcluir
  26. Oi dona Laura, mas que desânimo é este? Vamos lá levantar essa cabeça e não perder a esperança, tenha fé, ela remove montanhas, a fé verdadeira. Estou rezando por voces duas, vamos em frente, e vai dando notícias esta bem? Um beijo fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  27. Ei dona Laura não desanima não a gente fica triste, muitos beijos

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde
    Primeiro quero agradecer ao Filipe, e a todas essas amigas maravilhosas da mamãe. Hoje está melhor, já comeu direitinho, está mais animada e a tia Laura tbm nos dá menos preocupação, pois estava vendo que daqui a pouco ela é quem iria ser internada, obrigada do fundo do meu coração meus amigos, desculpem-nos estar usando esse site, mas foi aqui que as minhas meninas arranjaram um incentivo maior em relação ao que e diz amizade, tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boas notícias nos trouxe Anita...

      Fico muito feliz de este site poder ajudar e conetar todos nós...

      Ás vezes uma palavra de incentivo vale mais que todos os medicamentos...

      Fico muito contente ao saber que as nossas meninas estão mais animadas...

      Beijos carinhosos para todas...

      Excluir
  29. Boa tarde Anita
    Desde que esse blog foi criado, começamos a perceber que não seria mais um, já desde o início eu vi que o senhor Filipe era uma pessoa diferente, não entrou aqui só pra falar de meio ambiente, vi logo que se tratava de uma pessoa muito educada e carismática e aí está o resultado. Viramos uma grande família virtual, onde todos se preocupam com todos, aqui se tem o que está faltando no mundo, amor, amor ao próximo, como nos ensinou nosso mestre Jesus e o tempo foi passando o blog crescendo, mais seguidores, mas se prestar ateção vai observar que temos muitos cativos a esse espaço e que se amam, portantono que me diz respeito não é preciso agradecer, estamos aqui pra isso só desejo melhoras pra sua mãe e força pra sua tia, de resto não tenha dúvida, somos aqui muito amigos, jovens como Rodrigo, a Flavinha desde os mais experientes, tudo se encaixa, um grande abraço para todos vocês

    ResponderExcluir
  30. Dona Penha e dona Laura melhoras para vocês fiquem bem, ok?

    ResponderExcluir
  31. Dona Penha não desanime força dona Laura

    ResponderExcluir
  32. Dona Penha use a sua sabedoria, não se deixe abater sei que é dif´cil, mas a senhora sempre demonstrou ser uma guerreira, um bj

    ResponderExcluir
  33. Olá dona Penha, puxa vida, tão chato saber que está assim, vamos lá conte tbm com minhas orações, bjs

    ResponderExcluir
  34. Bom dia pessoal
    Vamos continuar nossa corrente positiva para dona Penha, bjs

    ResponderExcluir
  35. Bom dia
    Hoje lembrei de voce Felipe, já agora de manhã o jornal da Globo Bom Dia Brasil falou sobre o salário vergonhoso dos professores, e sobre a educação, tal como você... Sem ela... Melhoras para dona Penha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade professora... Há que reconhecer as pessoas que fazem o amanhã de uma nação...

      Grande abraço professora Neilma

      Excluir
  36. Olá dona Penha e dona Laura
    Fiquei preocupada por saber que no fundo a dona Laura está apavorada, não fique assim minha amiga, certa vez li um livro que muito me tocou, infelizmente emprestei-o e nunca mais me devolveram, mas lembro perfeitamente de coisas desse tipo; Que enquanto houver lucidez é possível olhar dentro e em torno de nós, refletir é transgredir a ordem do superficial, todos temos nossas perdas e ganhos, somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual, esse é o poderoso ciclo da existência, onde toda a beleza e os desastres se misturam, fazem parte do processo da vida.Somos como árvores numa floresta, enquanto algumas nem chegam a crescer, outras velhíssimas são atingidas em plena maturidade e mesmo quando retorcidas, torturadas pelas tempestades, algumas pedem para descansar, enquanto outras ainda conseguem ter dignidade e ver beleza dentro da sua própria condição, viver é recriar-se a cada dia, a vida está aí para ser suportada, elaborada, e quando algo nos foge temos que reprogramá-la, eis o mistério da vida!Portanto, posso lhes afirmar que quando li esse livro tinha minha mãe muito mal no hospital, quase a morte e de repente alguém lhe enviou um sopro de vida, e hoje ela tem 96 anos... Não desanimem minhas queridas, enfrentem a vida com coragem, busquem toda a força que tiverem e entreguem tudo nas mão de Deus e o sopro virá, um bj e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindas e encorajadoras palavras A C M...

      Grande abraço...

      Excluir
  37. Bom dia pessoal
    Que lindas palavras nossa moradora do Leblon deixou para dona Penha e Laura
    É isso mesmo ânimo amigas, a esperança é a última que morre. E nosso mestre? Sumiu de novo...Cadê novas fotos? BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu "tô" aqui mesmo... Só que continuo todo enrolado... rss...

      E já tenho mais fotos... Aguardem a próxima postagem... rss...

      O suspense continua...

      Beijossssssssssssssss

      Excluir
  38. Bom dia meus queridos amigos
    Parece que agora as coisa vão melhorando, a Penha já está melhorzinha, já come um pouco mais e vai ter uma semana de folga em relação ao tratamento, o que me deixa mais tranquila, pois mesmo sabendo que é para seu bem, vê-la debilitada me comove. Muito obrigada mais uma vez por tanto carinho. E o nosso grande amigo Felipe? Sabemos que anda muito ocupado, só espero que esteja bem, um bj a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que notícia boa Laurinha...

      Muitos beijinhos carinhosos e continuação de melhoras para a nossa querida Maria da Penha...

      Excluir
  39. Oi Filipe há quanto tempo não entrava no blog que está maravilhoso quantas novidades... Super bacana, quer dizer que saiu do virtual? Muito bem, estive de férias e aproveitei para ler todas as novidades. Melhoras para dona Penha, um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é nos abandonou... Sentimos sua falta...

      É verdade saí do virtual e estou apanhando no REAL... rss...

      Grande abraço e bem vinda de volta...

      Excluir
  40. Esse blog está grande pra caramba mas vou ler principalmente água, energia, lixo e esgoto tem a ver com o aquecimento global de certeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está grande mesmo...

      Seja bem vindo à nossa já grande família...

      Leia com calma tem muita coisa interessante e que maior parte das pessoas não faz a mínima ideia... O melhor seria ler desde o princípio, para entender melhor o propósito dele...

      Grande abraço...

      Excluir
  41. Que bom saber que estás melhor tia Laura e Vó Penha, bjs

    ResponderExcluir
  42. Anônimo que escreveu 2 de março
    Obrigada por me responder, vou seguir seu conselho e vou para a introdução, bom dia

    ResponderExcluir
  43. Adorei voce ter respondido,boa sorte! abraço

    ResponderExcluir
  44. Oi Felipe
    Obrigada por me dar um alô, fiquei surpresa, já que voce está tão enrolado, mas está feliz com sua novidade? Isso é o que importa, é que eu particularmente estava habituada a ter uma postagem quase sempre uma atrás da outra e senti sua falta, estou curiosa pra ver como está, mas tava brincando, no fundo adoro esse suspense, voce é mestre nisso tbm, um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí... Ser feliz é o que importa...
      Valeu pela força Geovana...

      Grande abraço...

      Excluir
  45. Prof. de Nova Iguaçu- RJ6 de março de 2012 às 06:39

    Bom dia
    Descobri seu blog através de um colega, ele é fantástico, educação então, tirei uma cópia e andei distribuindo em vários lugares por minha conta onde sei que falta esse tipo de entendimento entre os pais. Até numa ong eu distribuí e me pediram uma palestra para pais em duas escolas municipais onde pais muito humildes, não sabiam como educar seus filhos, voce não é da mídia, não está na tv, mas tem colaborado muito para que pessoas menos desavisadas através de pessoas como eu, possam utilizá-lo como exemplo . Quando fala da energia, lixo, etc tbm me aproveito disso e faço mnha parte perante as pessoas já que meu tipo de trabalho permite que eu o possa fazer. Obrigada por sua contribuição, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente ao ver que este nosso blog tem muitas e variadas facetas e por vezes sai do virtual e consegue ajudar no mundo real...

      Valeu Professora... Parabéns pela iniciativa...

      Grande abraço...

      Excluir
  46. Muitos beijinhos para você também Felipe, boa sorte!

    ResponderExcluir
  47. Nunca vi ninguem contar a historia de uma obra desse modo tão engraçado...
    Assinado Cearense

    ResponderExcluir
  48. Bom dia queridos amigos, bom dia querido Felipe
    Estou bem melhor graças a Deus, tanto que eu mesmo estou escrevendo. Andei lendo tudo sobre a obra, já o tinham feito, mas não é a mesma coisa, meu mestre do suspense virtual, não demore muito a mostrar mais coisas, sua velha amiga hoje está bem, mas amanhã nunca se sabe, espero estar viva para ver esse desfecho, estou mais otimista, está muito engraçado o modo como nos detalhou o início , só você mesmo. Tenha toda sorte do mundo, receba todo meu amor, Penha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha (nossa) querida amiga

      Fiquei muito contente ao saber que se está recuperando bem...

      Eu sabia que seria vencedora, mas também sei que a batalha era (e ainda é) difícil...

      A casa está quase concluída e as coisas correram mais ao menos como o esperado...
      O tempo é que está muito curto...

      Os meus clientes começaram a apertar um pouco e a coisa está meio problemática... rss...

      Mas apesar de "torradinho", estou bem e sobrevivi... Fantástico não acha?!!!... rss...

      Minha (nossa) querida amiga, continue na sua batalha, não esmoreça e mantenha o foco (especialmente na alimentação e no descanso) que tudo dará (já está dando aliás) certo...

      Muitos beijinhos carinhosos para as duas manhinhas...

      Excluir
  49. Oi mestre mais um país Porto Rico, caramba, estou feliz pela vó Penha, bjs de todas nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade querida sobrinha virtual...

      "Tamos" muito internacionais... rss...

      Beijossssssssssssssssss

      Excluir
  50. Virgínia de Alagoas9 de março de 2012 às 08:09

    E aí Felipe você está com toda corda , que legal. E a dona Penha melhor, não tenho tido muito tempo mas hoje arranjei um tempinho pra nossa cidade, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Virgínia...

      Estou a todo o vapor, mas parece que a água está acabando com o sol que tem estado... rss...

      Grande abraço...

      Excluir
  51. É estão comentando e vejo na tv que tem muito lugar que não chove, fiquei contente com a resposta imediata, vai que vai, abs

    ResponderExcluir
  52. Mestre tens que tomar cuidado com a tua saúde tchê bjsssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiiiiiiiiiii...

      Esta vida não se mede pelos momentos em que respiramos, mas por aqueles em nos fazem perder o fôlego...

      Beijosssssssssssssssssssssss...

      Excluir
  53. Li o blog todo parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns para você, pois ele está muito grandeeeeeeeeeeeeeeee...

      Valeu pela força...

      Abs

      Excluir
  54. Adorei seu blog, precisamos ser consumidores responsáveis cobrar dos fabricantes, autoridades, porque tem muita coisa mascarada enganando a gente, há que haver uma grande transformação sustentável em todos os setores. É como na justiça leis retrógradas que não funcionam e por aí a fora, tem muita coisa errada, e não vejo o Brasil tão preocupado assim, bacana seu blog

    ResponderExcluir
  55. Meu querido amigo
    Recebi seu recado e como sempre fiquei muito feliz´apesar de torradinho e atrapalhado parece-me contente. Eu também melhorei um pouco, estou me alimentando melhor, já vou sozinha ao meu jardinzinho, tenho tomado um lanchinho com minhas amigas cá em casa, tu nem imaginas como estou me sentindo melhor... Só daqui a uns tempos volto a quimioterapia, meus exames tiveram bons resultados, estou tendo uma trégua. E esta casa linda como está? Quando puderes manda uma fotos, que tudo corra bem, com amor
    Penha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que excelentes notícias, minha querida amiga...

      Nada melhor que voltar a andar pelo seu jardim e bater aquele "papo furado" com as suas amigas tomando um aconchegante lanchinho...
      Não tem nada melhor nesta vida...

      A "quimo" já não é aquele bicho papão do inicio e com certeza já irá com outro ânimo...

      Continue-se alimentando o melhor possível e não se esqueça de descansar também...

      Necessita de se recuperar plenamente...

      Continuação de uma boa recuperação e muitos beijinhos para as duas maninhas queridas...

      Até breve...

      Excluir
  56. Adorei a idéia!

    ResponderExcluir
  57. Estou esperando as novas aventuras deste portugues sonhador, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também... rss... A grande notícia é que hoje arranjei um tempinho e consegui postar... Fantástico beirando o mirabolante atendendo ao caos em que me encontro...rss...

      Grande abraço Bárbara...

      Excluir
  58. Bom dia!
    Só pra te mandar um abraço mestre, bom fim de semana

    ResponderExcluir
  59. Olá e as novas aventuras? Quando saberemos? Grande abraço nosso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabaram de chegar, atrasadas como sempre, mas mais vale tarde do que nunca... rss...

      Grande abraço para toda a família...

      Excluir
  60. Maria da Penha e Laura21 de março de 2012 às 15:54

    Estamos com muitasssssssssssssss Saudadessssssssssssssssssss de você Felipe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambémmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...

      Muitossssssssssssssssssssssssssss beijossssssssssssssssssss

      Adorei o vosso astral...

      Excluir
  61. Estou esperando até hoje sentada mais historias dessas aventuras bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode levantar que já chegaram...
      Demorei de novo né?... "Tá" difícil mesmo...
      Mas nada como um bom puxão de orelhas para acordar este português sonhador... rss...

      Muitos beijossssssssssssssssssss

      Excluir
  62. Mestre onde você anda estamos com saudades

    ResponderExcluir
  63. Olá Felipe,

    Gostariamos de conversar contigo, pode nos proporcionar seu email?

    Estamos reunindo propostas, projetos e conhecimentos para construção de ecocidades.

    Abraços!

    www.aliancaluz.org

    enric@aliancaluz.org

    ResponderExcluir