domingo, 31 de março de 2013

039 - Páscoa 2013 - A aventura continua...




Em primeiro lugar (e mesmo muito atrasado), quero desejar a todos vocês uma boa e Feliz Páscoa cheia de paz, alegria e amor...

Dizer que estou muito atarefado, no meu caso, não passa de um sofisma (eu e as minha palavras difíceis... pode-se traduzir neste caso como uma verdade incompleta, quase irreal, beirando a mentira...)... , pois a coisa está muito acima desse nível...

Para terem uma pequena ideia  hoje – dia da Santa Páscoa - estou trabalhando desde as 5:30 da manhã...

Dei um pequeno intervalo para falar com o meu filho que se mudou esta semana para a Suíça num novo emprego e no meio da conversa o meu único cliente de computação gráfica apareceu me desejando uma feliz Páscoa para mim e minha família e para saber se amanhã nós poderíamos falar de trabalho...

As coisas estão sérias assim...

É claro que tudo isso é inflado pelo meu demasiado preciosismo e um pouco pelas circunstâncias pouco favoráveis dos últimos meses...

Um dos terrenos que estávamos adquirindo acabou dando problemas de documentação e pelo fato de ele ter a metragem que mais nos interessava e uma localização privilegiada – e ser difícil de encontrar outros - acabamos esperando demais que nos obrigou a fazer outra casinha às pressas para não deixar o pessoal parado...

Vocês já me conhecem, eu gosto muito de ter tudo planejado até ao ultimo pormenor e quando as coisas vão para o improviso, eu fico meio desconcertado me culpando da minha falta de análise e de tomada de posição...

O problema é que este grupo de investidores não tinha capital suficiente para investir em mais de um terreno de reserva e por outro lado terrenos bem situados são muitíssimo escassos e caros...

Acabamos investindo num outro menos favorecido, e como a região é majoritariamente de casas, projetei umas casinhas duplex, muito bonitinhas para melhor integração...

Após ter tudo 100% pronto – projeto arquitetônico e executivo – fui só por desencargo na prefeitura fazer uma pré-análise...

Conclusão – deu zebra...

O plano diretor tinha mudado e agora a região só previa projeto multi-familiar...

Legal... Era só deitar todo aquele projeto fora e pegar no outro de edifício que estava pronto, mas (outro “mas” importante, ou neste caso desconcertante... rss...), por razões que só Froid explica resolvi fazer pequenos ajustes finais...

Conclusão (já é a segunda) – tive que refazer tudo de novo e ainda ando às voltas com o projeto executivo de onde saem as quantidades das aquisições assim como as datas prováveis das aquisição...

Neste primeiro edifício está previsto o uso de painéis fotovoltaicos conectados à rede elétrica, que irão fazer andar o relógio ao contrário, de modo a que o condomínio tenha crédito de energia para uso condominial...

Como a região não é agraciada pela companhia de água local – CEDAE – vamos perfurar um poço artesiano para abastecer o condomínio.

Como vamos utilizar a energia por nós produzida de forma “gratuita”, a água condominial não gerará qualquer taxa ou valor...

Os PVs (painéis fotovoltaicos) usados foram calculados para produzir o suficiente para alimentar a bomba de água e as lâmpadas led que encontrei na net a preço acessível e uma eficiência muito boa...

Então a luz do condomínio também vai será gratuita...

Como este tipo de empreendimento, não comporta porteiros a taxa condominial será 

zero 
ou muito perto disso... 

Esta é a nossa premissa...

Como ainda não temos números fidedignos, vamos deixar o edifício preparado para poder receber futuramente os coletores termo-solares, deixando ao critério de cada um a sua futura instalação. 

Se a caixa tiver uma linha de crédito para este tipo de equipamento também seria uma excelente alternativa...

................................................


Paralelamente a tudo isto, eis que um projeto que estava totalmente adormecido deu uma pequena despertada...

              Eu explico...

Quando consideramos que o processo construtivo já estava amadurecido o suficiente, comecei a procurar outras soluções mais rentáveis, já que naquele condomínio os preços dos terrenos já estavam acima do plausível...

Para quem não é do ramo eu esclareço...

A cota de terreno deve oscilar entre 8 e 12% quando se trata de casinhas populares, acima desses valores o parco lucro se esfuma, pois fica no terreno...

Este é nosso caso, pois estamos com uma cota de terreno de quase 25%...

Como a intenção era testar o método construtivo sem perder dinheiro, funcionou muito bem, mas agora as coisas têm que começar a dar lucro decente...

Não dá para se construir verde e ficar vermelho de raiva da falta de lucro...

Voltando...

Na ocasião surgiu a hipótese de se negociar um condomínio inteiro, que jazia abandonado após seu lançamento em conjunto com outra pessoa.

É claro que nessa altura viajei totalmente pela maionese...

Embora se tratando de um condomínio de casas, dava se aplicar muitos dos princípios que desejo testar...

Mesmo parecendo por vezes totalmente ridículo, sempre falo da nossa cidade verde e nesta caminhada na tentativa de torná-la um pouco real...

Por razões que desconheço as pessoas não me consideram totalmente maluco e muitas até se interessam bastante...

Foi o caso da pessoa que estava negociando conosco...

Acabou “comprando” quase todas as idéias e como tem deficiências na parte de engenharia acabou propondo-me sociedade na construção das suas casinhas...

Disse-lhe que estaria interessado sim, desde que os moldes do condomínio fossem dentro daquilo que havíamos falado...

Por várias razões acabamos não conseguimos fechar o negócio com o dono do empreendimento, mas esse outro empresário foi um pouco mais adiante e fechou-o.

Ele estava em fase de venda das casas e de capitalização, mas dependia de algumas obras de responsabilidade do dono do empreendimento para efetivá-las...

Resumindo, o que estava previsto para fevereiro, passou neste momento para julho...

Mas surgiu um outro investidor e rematou vários lotes o que vai possibilitar a construção da portaria e dar uma nova cara ao empreendimento....


Será o despertar do sonho para a realidade?...


.....................................................................................


Bem, agora só me resta esperar que todos tenham tido uma boa páscoa, pois o tempo já se esvaiu...

Eu continuo firme na minha luta, por vezes me sentindo um pouco cansado, mas nunca desanimado...

A intenção de me conhecer pessoalmente por parte da nossa querida D. Penha, deu origem a uma onda de ciúmes generalizada, como era de se esperar... rss...

É claro que não poderei me encontrar com cada um de vocês, mas pensei em tempo oportuno combinarmos um encontro onde todos os que puderem comparecer possam verificar estas experiências sustentáveis já em funcionamento assim como constatar a parte prática da mesma...

Assim que puder – isso é que está difícil – mostrarei todo o processo construtivo assim como os números deste tipo de negócio, onde estou tentando verificar se a sustentabilidade é economicamente sustentável... rss...


Sejam felizes...


188 comentários:

  1. Até que enfim mestre que você apareceu, e saiu do Natal para a Páscoa, rs
    Puxa, já estava curiosa gostei que você vai dar um passo legal nesse novo empreendimento, parabéns, devagar se chega lá é isso aí
    Agora é tarde para desejar feliz Páscoa mas nunca é tarde para te desejar felicidades nessa nova empreitada, muita saúde e tudo de bom, um beijo bem grande pra você

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim ! Puxa finalmente apareceu
    Estou gostando de ver a disposição, um grande abraço e vê se não some!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido
    Que saudades! Gostei muito de saber desse avanço, meus parabéns!
    Cuide-se, achamos que tem trabalhado além do limite, um beijinho da sempre amiga que lhe quer muito bem

    ResponderExcluir
  4. Há quanto tempo Felipe
    Que bom saber que está bem e mandando bala, parabéns pelos primeiros passos, eu tinha certeza que aos pouquinhos você saía do virtual e entraria em ação, obrigada pelos votos de páscoa, grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Mestre vc me enche de orgulho, grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Mestre você é o máximo, grande ab

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Felipe está tirando do computador e colocando em prática, você é danadinho, não se esqueça da qualidade de vida que tanto nos fez pensar, forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Estou muito orgulhosa desse meu amigo querido, bjs

    ResponderExcluir
  9. Tudo que você conquistar é por merecimento, mil beijos

    ResponderExcluir
  10. Maria da Penha e Laura11 de junho de 2013 às 20:49

    Boa noite querido Felipe
    Como vai? Deve andar muito ocupado mesmo, estamos querendo saber se está bem e estamos com muitas saudades
    Um beijinho das suas amigas que o adoram, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Dona Penha ele as vezes "reclama", rs mas na verdade está se divertindo muito e colocando aquilo que acha e deve em termos de sustentabilidade em suas obras, ele está feliz, posso lhe afirmar, bjs para as senhoras

    ResponderExcluir
  12. Seu blog é sensacional. Parabéns por tudo que escreveu, te vejo como uma pessoa realmente focada e preocupada com o futuro do nosso planeta, indiscutivelmente.

    ResponderExcluir
  13. Maria da Penha e Laura6 de setembro de 2013 às 17:09

    Boa tarde nossa querida Esther
    Primeiramente queremos agradecer sua resposta, estávamos preocupadas com nosso querido amigo, imaginamos que de fato estivesse trabalhando muito, mas sabe como é , duas velhas corocas vivendo nos dias que correm com tanta violência nunca se sabe. Como vão vocês? Está chegando o aniversário do Felipe, esperamos que pelo menos nesse dia ele aproveite, demoramos a te responder porque ambas apanhamos uma gripe muito forte, o inverno este ano não tem dado trégua, muita geada, neve e temperaturas abaixo de zero, até parece a Europa, e assim ficamos acamadas, mas vimos quando nos respondeu. Por hoje é só, dê um beijinho muito carinhoso no nosso amigo por nós e diga-lhe que estamos saudosas de seus escritos e de um olá. Para você todo nosso carinho, bom fim de semana, tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minhas queridas amigas...
      Realmente ando um pouquinho ocupado demais, mas tenho sobrevivido e isso é o mais importante... rss...
      Eu também ando com muitas saudades de todas(os) vocês, mas o tempo tem andado muito escasso e quando combinado com a responsabilidade a coisa fica realmente bastante complicada, mas (mais um "mas") felizmente está tudo correndo muito bem...
      Já estamos concluindo o nosso primeiro edifício ( ou micro edifício, melhor dizendo... rss...) e tudo indica que vai atender a todas as nossas expectativas...
      Estava muito preocupado pois as 6 casas que foram feitas geraram parcos lucros, já que a demora na legalização por conta dos órgãos públicos naquela região do experimento foi atroz (2 meses para construir e 10 meses para legalizar...), e o que se está tentando verificar e provar é se é possível construir com sustentabilidade na nossa realidade econômica - ou seja gerando mais valia - vulgo lucro. E tudo indica que estamos chagando lá...
      Pé ante pé, com passos pequenos e firmes, parece q as coisas finalmente estão acontecendo... (xiiiiiiii já me empolguei...).
      A boa notícia é que dentro em breve vou relatar mais essa aventura e dar-vos uma ideia do que mais está para vir...
      Até breve minhas queridas amigas, me desculpem por estes grandes interregnos, mas como sabem esta minha empreitada é grande, audaciosa beirando quase o "excêntrico inusitado", ou porque não o "maluco" mesmo... rss...

      Beijos cheios de saudades para todas(os)... e até breve...

      Excluir
  14. Boa tarde meu querido
    ficamos muito felizes por nos ter respondido. Então realmente você está ponso em prática seu sonho devagarinho, muito bem, devagar se vai ao longe. Essa nossa burocracia brasileira é de fato uma vergonha, porque não simplificarem as coisa não é mesmo? Mas infelizmente temos que conviver com essa triste realidade, o importante é saber que está bem e fazendo o que gosta, estávamos cheias de saudades de umas palavrinhas suas e preocupadas por isso recorremos a Esther que foi muito delicada a nos responder e acalmar. Espero que continue bem, feliz e dando esse grande exemplo em relação a sustentabilidade, o caminho pode ser longo, mas com toda certeza você chegará lá, pois é muito inteligente e trabalhador. receba todo nosso amor, Penha e Laura

    ResponderExcluir
  15. Puxa, precisou a dona Penha e a dona Laura escreverem para vossa senhoria aparecer, li tudo, trabalho, trabalho e trabalho
    E nós? Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  16. Eu estou aqui com minhas apostilas atolada nos estudos e nem por isso deixo de ver nossa cidade todos os dias, e agora mesmo entrei e li o que você disse Bia e concordo, nosso mestre está muito relapso em relação a nós
    Fala sério, nem um minuto no mês, me poupem

    ResponderExcluir
  17. Ei aí Felipão essas meninas estão morrendo de ciúmes kkkkkkkkkkkkkk Não tem jeito mesmo caraca

    ResponderExcluir
  18. Olá meu querido amigo
    Saudades de você!
    Parabéns pelo seu aniversário amanhã, muita saúde e realizações, beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi mestre, que esse aniversário seja especial com muita paz, amor e muitos anos de vida, bj carinhoso

    ResponderExcluir
  20. Como vai Felipe? Sabemos que muito atarefado e colocando suas idéias fora do nosso espaço, por isso entendemos o porque de não nos escrever. Todos desejamos que tenha um ótimo dia de aniversário amanhã. Muita saúde e tudo de bom para você, um grande abraço desses seus fãs e amigos

    ResponderExcluir
  21. Oi mestre já que se anteciparam também nós daqui de casa queremos te parabenizar pelo seu dia
    Estamos com saudades. Muitos beijos carinhosos e nossos parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns querido pelo seu aniversário amanhã tudo de bom pra você, bj

    ResponderExcluir
  23. O que dizer para uma pessoa tão especial de quem gosto tanto? Não tenho palavras, desde que escreveu o condomínio entrou no meu coração com o respeito e carinho dedicado a nós os idosos, então só posso pedir a Deus que lhe proteja, lhe de muita saúde e que seja o mais feliz possível, um beijinho muito carinhoso, fique com Deus

    ResponderExcluir
  24. PARABÉNS QUERIDO! Um lindo dia de aniversário amanhã, bjs

    ResponderExcluir
  25. Felicidades pra você querido Felipe!

    ResponderExcluir
  26. Amanhã é o seu dia muitas felicidades querido!

    ResponderExcluir
  27. Receba meu abraço, carinho e os votos de felicidades, muitos beijos saudosos

    ResponderExcluir
  28. Mas uma primavera hein, parabéns querido que você continue sendo essa pessoa encantadora que conseguiu nos conquistar a todos com suas idéias e seu carinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Meus parabéns Felipe, tudo de bom pra ti

    ResponderExcluir
  30. Você é como a canção de Minhas Gerais... Quem te conhece não esquece jamais! Parabéns pelo dia de amanhã querido!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pra você querido Felipe, bj

    ResponderExcluir
  32. Estou escrevendo para dizer parabéns pela empreitada, li o que escreveu pra dona penha e também para te desejar felicidades, você merece tudo de bom nesse mundo!

    ResponderExcluir
  33. E a aventura continua mesmo! rs
    Parabéns futurista, grande abraço

    ResponderExcluir
  34. Será que vai ter tempo de ver o nosso carinho? Eu que pensei ser a primeira, já vi que todos acordaram cedo e se adiantaram, parabéns querido, amanhã vê se curte seu aniversário. Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. Tenha um dia especial amanhã, assim como você é tão especial, abs

    ResponderExcluir
  36. Muitas felicidades querido e eterno mestre!

    ResponderExcluir
  37. Todo mundo ligado e cedo, você merece toda nossa atenção e carinho. Parabéns, felicidades e muitos anos de vida!

    ResponderExcluir
  38. Parabéns Filipe, muitas felicidades, e tudo que há de bom para você, grande abraço pelo seu dia amanhã

    ResponderExcluir
  39. Sempre me pergunto onde, como vc nos conquistou.
    Você é uma pessoa muito querida e especial, sem mais palavras te desejo toda felicidade do mundo, bj

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Felipe
    Você fez história nesse espaço, abriu muitos olhos mostrando tantas coisas tão importantes, mas principalmente como tornar nossos objetivos em realidade, deu diretrizes, exemplos, você próprio é um exemplo principalmente para nossos jovens. Alertou pais quando escreveu sobre educação, aumentou nossa autoconfiança, nos fez avaliar, melhorar tanto para com nosso planeta, mas também como seres humanos. Por tudo isso tenho uma grande admiração por você. Parabéns pelo seu dia de amanhã grande abraço

    ResponderExcluir
  41. O que dizer para um ser tão querido, tão especial que nos fez sentir importantes em sua vida respondendo sempre aos nossos comentários? Que deu a entender que a idade não é algo a temer e elevou o espírito dos idosos quando disse o quão são importantes, quantas coisas aprendemos com você...A mim particularmente me fez ver que a vida tem um propósito e um sentido. Coisas tão ricas em lição de vida emaranhadas em meio a tanta sabedoria. Você é um mestre na arte de escrever, conquistar, e principalmente nos alertar em todos os sentidos. Gosto muito de você, parabéns, felicidades e muitos anos de vida!

    ResponderExcluir
  42. Bom dia mestre
    Tenho que dar parabéns por tudo, seus empreendimentos, sua audácia, e tudo mais. Você é "O CARA"
    Mil beijinhos de felicidades e parabéns pelo aniversário

    ResponderExcluir
  43. Parabéns adiantado Felipe, se é que vai ter tempo pra isso , rs
    Sei que está a todo vapor, depois conte mais novidades, abs

    ResponderExcluir
  44. Amanhã é um grande dia de um grande homem. Parabéns querido amigo

    ResponderExcluir
  45. Parabéns, felicidades, muitos e muitos anos bons de vida! Saudades!

    ResponderExcluir
  46. Parabéns querido muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  47. É big... É big...Parabénssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  48. Só colhemos aquilo que plantamos...E você é um floricultor nato.
    Muitas felicidades pelo seu dia, bjs

    ResponderExcluir
  49. Olá querido
    Amanhã é o seu dia! muitas felicidades. Saudades do nosso escritor

    ResponderExcluir
  50. Tanto tempo se passou, mas nunca me esqueço de você e da nossa cidade verde.
    Felicidades!

    ResponderExcluir
  51. Há quanto tempo, desde a páscoa e já é seu aniversário amanhã o tempo voa mesmo. Meus parabéns, muita saúde e realizações. Grande abraço

    ResponderExcluir
  52. Olá
    Penso que amanhã pode ser que não possa estar disponível então mando já meus votos de felicidades.
    abs

    ResponderExcluir
  53. Oi meu querido muitas felicidades, tudo de bom.
    Receba meu abraço caloroso, tchau

    ResponderExcluir
  54. Quantas saudades! Não poderia deixar passar em branco.
    Muitas felicidades nosso eterno mestre na arte de viver. Até

    ResponderExcluir
  55. Oi querido
    Mais um ano de vida, que bom
    Nunca mais teve tempo de nos escrever, sinto falta esse é meu site predileto
    Que você tenha um dia de aniversário maravilhoso, milhões de beijinhos da sua fã incondicional

    ResponderExcluir
  56. Maria Eduarda, Rodrigo e sua legião de fãs10 de setembro de 2013 às 17:46

    É isso aí mestre querido, todos nós gostamos muito de vc
    A galera toda vê em vc um exemplo a ser seguido.
    Nossos votos de felicidades, muitos abraços daqui de Sampa

    ResponderExcluir
  57. Maria da Penha, Laura e família10 de setembro de 2013 às 18:01

    Olá nosso querido amigo
    Não há um dia em que não nos lembremos de ti, mas hoje logo pela manhã a Laura disse que amanhã é o seu aniversário, como se precisasse lembrar-me.
    É preciso dizer o quanto lhe queremos bem? Acredito que não, tu bem o sabes. Você é tão querido, tão especial que só em escrever-te tenho lágrimas nos olhos. Nunca poderei squecer da força que me deu quando estive tão doente, suas palavras carinhosas eram um bálsamo para minha pobre alma sofredora. Você me de ânimo, vontade de lutar, sempre esperamos isto de nossa família, o que é normal. Mas amigos? Amigo é aquele a quem elegemos e vice- verso, você foi muito mais que um amigo, parecia um filho ou um anjo enviado por Deus. Movimentou todos os demais e todos os dias liam para mim o que me enviavam, e isso foi me dando forças. Obrigada meu querido. Hoje queremos celebrar o dia de amanhã pedindo a Deus por ti. Muita saúde acima de tudo, muita paz e concretização os seus sonhos. Não tenho mais o que dizer, te amamos meu filho, seja sempre muito feliz, até breve

    ResponderExcluir
  58. Oi sr.Felipe
    Tenho certeza que se minha avó querida ainda estivesse conosco ia te dar os parabéns, porque ela tinha uma admiração muito grande e muito carinho pelo senhor. Mas ela está no meu coração viva e em nosso nome lhe dou parabéns e desejo muitas felicidades, um abraço

    ResponderExcluir
  59. Muita paz, muito aché, toda felicidade do mundo pra você querido escritor
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  60. Parabéns mestre muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  61. Oi Felipe ainda estou esperando a cidade ficar pronta para arrumar minhas malas como prometi.
    Parabéns futurista, muita saúde

    ResponderExcluir
  62. Maria Constância nordestina10 de setembro de 2013 às 19:02

    Que grande alegria sinto em lhe dar os parabéns! Tudo de bom, muita paz e muitas alegrias

    ResponderExcluir
  63. Tanto tempo sem você nos escrever, está pondo em prática né, fico feliz. Muitas felicidades pelo dia de amanhã, já que uma vez disse que sempre dá uma voltinha no seu aniversário. Meus parabéns, abs

    ResponderExcluir
  64. Graça Garcia engenheira10 de setembro de 2013 às 19:44

    Meu caro Filipe meus parabéns por tudo. Fico feliz em saber que está batalhando pelo seu objetivo maior. Muitas felicidades e parabéns pelo seu dia

    ResponderExcluir
  65. Glória Maria Rio de Janeiro10 de setembro de 2013 às 19:46

    Parabénsssssssssssssssssssssssss! Felicidades querido!

    ResponderExcluir
  66. Celinha Franco 84 anos10 de setembro de 2013 às 20:02

    Oi Felipe
    Sigo seu blog desde o início e sempre como anonima, hoje já não tenho mais medo. Sempre te admirei e gosto muito do que escreveu no condomínio. Bem, quero te dar os parabéns e desejar muita saúde, paz e felicidade, um beijinho e fique com a paz de Deus

    ResponderExcluir
  67. Parabéns mestre, tenha um bom dia de aniversário

    ResponderExcluir
  68. Rosalina ex anonima e experiente10 de setembro de 2013 às 20:36

    Muitas felicidades, sou sua seguidora há anos, gosto muito do que escreveu sobre nós, um abraço do fundo do meu coração

    ResponderExcluir
  69. Suas seguidoras de Alagoas10 de setembro de 2013 às 20:59

    Viva o seu dia! Parabéns querido amigo muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  70. Dia 11 está chegando! Parabéns mestre que a vida sempre lhe sorria, bj

    ResponderExcluir
  71. Parabéns pra você! Continue firme amigo, estou vendo que você não brinca em serviço e viva a sustentabilidade!

    ResponderExcluir
  72. Meu querido meu desejo é que tenha um lindo dia de aniversário!
    Muita saúde e muita luz

    ResponderExcluir
  73. Meus parabéns portugues sonhador!

    ResponderExcluir
  74. Chega de anonimato, uma senhora hj deu o exemplo e este blog é sério
    Sigo-o desde o início e aprendi muito aqui.
    Muitas felicidades pela data de amanhã

    ResponderExcluir
  75. Seguidora anônima desde o início10 de setembro de 2013 às 22:19

    Felipe muitas felicidades pelo seu aniversário. Sou de Teresópolis e descobri seu blog por conta de um trabalho na faculdade onde estudava no Rio.
    Um dia te vi no supermercado e te reconheci mas fiquei sem jeito de falar com você, saiba da minha admiração, grande abraço
    July Carvalho

    ResponderExcluir
  76. Anita filha da Penha sobrinha da Laura11 de setembro de 2013 às 17:10

    Olá Filipe
    Sei que deve estar passeando, é o que mamãe acha por coisas que disse em outros aniversários, mas eu não poderia deixar passar esse dia sem dizer algo para uma pessoa tão querida de todos nós, que tanto fez por minha mãe, você é especial para todos nós, quero que saiba do meu apreço, carinho e que desejo de todo meu coração muitas felicidades, muita saúde pra você. Um abraço afetuoso, fica com Deus

    ResponderExcluir
  77. Parabéns amigo muitas realizações, estou acompanhando a empreitada quando puder conte mais
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  78. Parabéns meu escritor futurista predileto, tudo de bom, você nem deve dar conta de se lembrar de tantas fãs que tem, sou uma delas, mais retraída, velhinha mas também gosto muito de você, um beijo

    ResponderExcluir
  79. Regina M F do Sul do Brasil12 de setembro de 2013 às 12:12

    Olá Filipe meus parabéns atrasado, estou aproveitando meu horário de almoço, é a correria do dia a dia. Muitas felicidades e tudo de bom pata ti

    ResponderExcluir
  80. Oiiiiiiiiiiiiii...

    Estou atônito e um pouco sem graça...

    Sempre pensei que alguns (umas) de vocês se lembrassem do meu aniversário, por ser uma data tão fatidicamente icônica, mas tantos(as) assim eu nunca esperei...

    Foi com imensa alegria e muito espanto que vi a minha caixa de e-mail cheia de mensagens lindas e comovedoras de todas(os) vocês...

    Os dias de hoje são muito corridos e não nos deixam muito tempo livre para o que quer que seja, mas mesmo assim, encontraram um tempinho para me alegrarem com as vossas mensagens de parabéns...

    Eu sabia que de uma maneira ou de outra eu vos havia tocado, só não tinha consciência da intensidade, chegando ao ponto de se lembrarem de mim, mesmo quando quase não tenho mais tempo para continuar escrevendo no nosso querido blog...

    Um muito, muito obrigado mesmo a todas(os) vocês...

    Desta vez foram vocês que me tocaram fundo...

    Muitos beijos cheios de carinho, amor e paz para todas(os) e até breve...

    A aventura continua...

    ResponderExcluir
  81. E aí mestre pensou que alguém esqueceria? Todo mundo gosta de ti, ainda não caiu a tua ficha não? Acorda mestre você é o cara, quem mandou ficar paparicando a gurizada, as experientes? Escreveu muito pouco, todos querem as últimas, bjsssssss

    ResponderExcluir
  82. Suas leitoras pernambucanas12 de setembro de 2013 às 18:44

    Você é um cara pra lá de gente boa da gota, abraços

    ResponderExcluir
  83. Curtiu muito meu? A Bia é... demais cara, vive de cobrança kkkkkk
    Um dia até pensei se me casse com ela, vou levar na cabeça, a turma encarna pra caramba, vou apanhar dela mestre, ainda bem que vivemos a 400 e tal km de distância
    Eu tô querendo levar, nessa cidade virtual pode se falar tudo por isso vira e meche tamos aqui

    ResponderExcluir
  84. Drigo, amanhã temos prova esqueceu? Deixa a Bia em paz, quando ela vir isso vai dar zebra
    kkkkkkkkkkkkk Sê tá querendo morrer? kkkk
    O mestre escreveu um blog sério não é para arranjar namoro, ok
    Mestre, não precisava agradecer, nós te amamos, a gurizada, coisa da sulista kkkkkk

    ResponderExcluir
  85. Concordo Flavinha embora eu ache que esse espaço é mais nosso que facebook, essa cidade é nossa onde fizemos um monte de amigos virtuais. Mas fala sério Rodrigo, pega leve, tô cobrando sim e daí, ah vai catar pulga

    ResponderExcluir
  86. Anônima seguidora antiga de Belo Horizonte13 de setembro de 2013 às 15:08

    Parabéns mesmo atrasado, muitas felicidades e saúde

    ResponderExcluir
  87. Oi Felipe bom dia, parabéns atrasado, estava adoentada mas não esqueci seu dia. Muitas realizações, saúde e tudo de bom grande abraço

    ResponderExcluir
  88. Oi mestre querido
    Vão querer me bater novamente, mas tu acha justo chamar quem mora perto das obras ir ver? Não gostei e INVOCO AQUI quem discorda
    Nem todos terão esse privilegio, isso não é justo, quem achar que estou certa e já que todo mundo olha os comentários (somos uns fofoqueiros)diz aí sua opinião, nossa cidade é essa daqui onde todos podemos curtir é só colocar fotos. Não faça isso comigo, nem com ninguém, bjsssss

    ResponderExcluir
  89. Querida Bia
    Tenho idade suficiente para ser sua avó e pela primeira vez concordo com você. Mas tenho certeza que o nosso querido Felipe não fez por mal, pelo contrário. Felipe meu amigo é, claro QUE TODOS OU TODAS NÓS ADORARÍAMOS UMA COISA DESSA, MAS É INJUSTO COM TANTA GENTE QUE VIVE LONGE DO ESTADO DO RIO como eu por exemplo. Acho melhor acompanharmos por aqui, muita gente vai ficar triste, essa juventude cheia de "ciúmes" então nem se fala, é melhor, pense bem deixar as coisas como estão, senão, até tenho vontade de rir, vai se meter em encrencas. Assim como eu, muita gente fica ligada nesse espaço, tanto que vi logo o apelo da Bia, cuidado meu amigo, rs
    Um beijinho e vai com calma, olha a saúde ok?

    ResponderExcluir
  90. Eu ia dizer isso quando li o que nosso mestre escreveu mas iam me bater
    kkkk Tô contigo Bia e nem moro tão longe mas acho injusto com os outros nossos amigos da cidade verde

    ResponderExcluir
  91. Eu não tinha lido o que o Filipe tinha escrito, mas eu entendo sua vontade de unir tantos seguidores amigos, alguns alguns, muitos o adoram. Mas Filipe, a Bia tem um pouco de razão, se seus seguidores fossem todos de perto seria maravilhoso. Mas vamos combinar, eu por exemplo que não tenho tempo nem de fazer uma caminhada e vivo longe... Vamos continuar te acompanhando por aqui? Essa é a nossa cidade, nós vamos vibrar sempre a cada conquista, nós temos muito respeito e carinho por vc Filipe, mas estou com a Bia. Gostou Bia? rss

    ResponderExcluir
  92. É isso aí pessoal
    Só alguns seriam beneficiados
    Obrigada minhas amigas. Continuem votando por favor

    ResponderExcluir
  93. Bia, meu você levantou a lebre adora uma polêmica hein guria, sei que é assim na tua terra hehe
    Politizada meu
    Acho que vou antes ver isso de perto

    ResponderExcluir
  94. Traição não vou te perdoar

    ResponderExcluir
  95. Calma Biazinha vou pensar no teu caso, fica fria meu

    ResponderExcluir
  96. Meninos se acalmem não vão virar crianças brigando por um pirulito vão? Querem saber? É isso que me diverte nessa cidade criada pelo nosso Felipe mas não briguem por favor, ninguém aqui é melhor do que ninguém e não queremos publicidade estou certa?

    ResponderExcluir
  97. Olhem só o ti ti ti que seu comentário causou Felipe. Nossa Senhora, esses jovens, rssss
    Meninos , é claro que vai dar certo quanto a sustentabilidade se os números não forem alto, o que não deveria ser para que todos agregassem em prol do nosso planeta, quanto a Bia concordo com ela. Eu ficaria babando, minhas pernas não me permitem mais entrar nem num avião, mas não sou egoísta portanto apesar de ser contra por sermos muito unidos, e foi o Felipe que conqyuistou isso. Um por todos e todos por um

    ResponderExcluir
  98. Cuidado pessoal tem gente tentando colocar vírus na nossa cidade (harkers)
    Tomem cuidado com a privacidade, tive problema no meu, cuidem bem da seguraça Agora quanto a Bia concordo, bjs pra todos

    ResponderExcluir
  99. Vocês são o maior barato, é também por isso que eu adoro esse blog. Aqui todo mundo diz o que quer e o dono não bloqueia, rsss
    Estou contigo bia
    rssss

    ResponderExcluir
  100. Eu tbm Margarida, tava pensando há pouco sobre isso
    Bia meu voto: Estou contigo, só o que faltava só o estado do Rio poderia se unir quem sabe até comemorar
    Se liga mestre!

    ResponderExcluir
  101. Bom dia gente da cidade verde
    Filipe, a páscoa já passou, rs Você deve estar com tempo curto mesmo, não precisava agradecer, difícil esquecer a data do seu aniversário, não só pelo 11 de setembro, muito mais por ser tão franco e carismático. Está sempre nos pondo a par dos seus passos rumo a sustentabilidade, quem sabe não será muito oneroso e você vai conseguir seu objetivo o tempo dirá, sabemos que seu interesse maior não é só construir casas e sim ajudar a ajudar nosso planeta poupando água, energia. Tomara que dê certo. Quanto a Bia, eu sou uma que nã poderia ir a esse encontro, acho melhor sempre que puder mostrar seus avanços por aqui. Um forte abraço, sucesso

    ResponderExcluir
  102. Só aqui nesse blog se vê disso, pintam e bordam, rsss
    Me divirto com a bia
    Felipe, não é possível reunir todos, hum

    ResponderExcluir
  103. Oi , eu era uma das anônimas, sigo este blog desde que começou, sou universitária, adoro esse espaço. Parabéns mesmo depois de tantos dias! Bia você é muito engraçada, adoro seus comentários e acho que está certa

    ResponderExcluir
  104. É isso aí Patricia não temos que ter medo esse blog é sério, apesar de minha mãe não deixar por foto, porque não pelo mestre, mas muita gente anda por aqui. Gostei do apoio eu sei o que digo e se me acha engraçada tanto melhor, nasci pra ser autêntica mesmo um bj pra ti

    ResponderExcluir
  105. Parabéns pelo blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  106. Olá meu querido
    Peço desculpas pela amolação, mas é que estou muito preocupada, minha irmã por volta das duas da tarde sentiu fortes dores no abdomen, demos um remedinho caseiro, mas de nada adiantou e as dores pioraram, meu sobrinho levou-a a seu médico e logo depois de examiná-la mandou internar para mais exames, estou muito preocupada, ela estava pálida de tanta dor. Tem quatro meses que fez a rotina, estava tudo bem, agora essa, sei que comeu sua dieta, ah meu amigo peço novamente desculpas, estou em casa esperando o resultado dos exames, depois digo alguma coisa, um beijo da sua amiga
    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha (nossa) querida amiga Laura,
      Tente manter a calma... Existem muitas coisas que podem ter provocado essas dores, não vamos pensar no pior... Com a idade vamos ficando cada vez mais sensíveis e qualquer coisinha nos afeta... Deixe os exames chegarem, mas acima de tudo não se apavore... Eu mesmo, estou meio febril e nem fui na obra, aproveitei para trabalhar em casa... Estherzinha já queria que eu fosse correndo no médico, mas suponho ser uma das muitas viroses que por aí andam e que são cada vez mais frequentes... Repousei, alimentei-me direitinho e estou aguardando que o meu organismo reaja... Caso ele necessite de alguma ajuda irei ao médico procurá-la... Simples assim...
      Minha querida amiga, fique calma e aguarde com tranquilidade os resultados dos exames... Lembre-se que quando a sua manita fica doente é quando ela mais necessita de si...
      Muitos beijos cheios de carinho e melhoras para a nossa querida amiga...

      Excluir
  107. Meu querido que bom que viu logo meu recado, liguei agora mesmo para o meu sobrinho , disse-me que minha irmã acabou de fazer o último exame que logo chegará em casa, mas pelo que disse ela vai ficar internada, obrigada pelas suas palavras, sempre posso contar contigo, se cuide, se não melhorar dessa febre vá ao médico meu filho, com a saúde não se brinca, até mais logo e mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir
  108. Calma dona Laura as vezes coisas assim acontecem, não deve ser nada para que se preocupe um beijo pra senhora

    ResponderExcluir
  109. D. Laurinha melhoras para d. Penha , um bj

    ResponderExcluir
  110. Muito obrigada meninas, já fui chamada atenção por estar incomodando vocês, minha sobrinha diz que o blog não foi escrito para isso, chegou agora de Curitiba muito nervosa, a mãe mandou chamá-la, meu sobrinho chegou, estou muito nervosa, já querem que eu tome um calmante e não posso com isso, conto com vocês porque fizemos muita amizade auqui, , ela vai ser operada amanhã cedo, obrigada a vocês eu sei que o Filipe não se importa, até mais, boa noite meus amigos

    ResponderExcluir
  111. Dona Laura
    Boa noite estamos aqui para isso, vamos rezar pode crer, um abraço e melhoras para dona Penha

    ResponderExcluir
  112. Bom dia dona Laura
    Sempre que posso venho a nossa cidade para ver se há alguma novidade do Felipe, mas passo os olhos para ver o que disseram nossos amigos. Fiquei mais preocupada com a senhora do que com sua irmã, pois quando se é nervosa que é meu caso se sofre muito, só vem bobagens a cabeça, quando um dos meus filhos demoram a chegar penso logo o pior e, tenho amigas que não são como eu. Então sei bem da sua aflição, mas entregue nas mãos de Deus, é assim que fiz quando minha mãe esteve muito mal. Como crentes em Deus sabemos que uma folha não cai sem seu consentimento...Acredito que ela embora com muita idade poderá superar mais essa crise. Estou pedindo pelas duas. Força minha amiga, se acalme senão também acaba doente e, mande notícias, um fraterno abraço, que Deus lhes cubra de bençãos

    ResponderExcluir
  113. Bom dia dr. Filipe, bom dia aos queridos amigos da família
    Estou escrevendo a pedido de dona Laura que não está em condições de o fazer...
    A dona Penha foi operada exatamente sete da manhã, está na UTI sedada, infelizmente só posso adiantar que é grave, estamos todos muito tristes, mas temos que esperar. Em nome de toda a família agradeço ao dr. Felipe e as amigas que elas tanto gostam desse espaço tão maravilhoso. Logo que puder a dona Laura vem lhes falar, mas fiquem certos que tenho ordens de lhes dar notícias...Muito obrigada pelo carinho dispensado, até qualquer hora

    ResponderExcluir
  114. Bom dia senhoras Laura e Maria Aparecida
    Eu não poderia deixar de escrever umas palavrinhas de consolo e carinho.Desde o início a dona Penha e sua querida irmã conquistou a todos, principalmente ao Filipe, ele tem um enorme carinho por todos,todos nós temos esse carinho especial por essas duas senhoras tão encantadoras... O que eu posso dizer: Que desejo tudo de bom pra vocês, que nossa querida dona Penha saia vitoriosa se for a vontade de Deus, e que nossa querida dona Laura se acalme, tenha fé, eu perdi um irmão com trinta e oito anos, e sinto falta daquilo que poderíamos viver juntos e não pudemos, trago-o dentro do meu coração... Mas isso não quer dizer que vai perder sua irmã, Deus é quem sabe de todas as coisas não é? Pelo menos para nós que acreditamos NELE...Então, aqui vai meu carinho e solidariedade a todos vocês, um beijo muito carinhoso, fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  115. Como amiga íntima das duas quero agradecer o apoio e carinho, rezem minhas queridas, ela está precisando

    ResponderExcluir
  116. Só agora vi a notícia quero que saibam que já estou pedindo a Deus por ela

    ResponderExcluir
  117. Não gostei de nada disso, também estamos preocupadas, mas vamos ter fé como diz minha mãe, dona Aparecida não nos deixe sem notícias por favor, desejamos melhora. Esther como você é bonita, uma gata, sei que não é hora pra isso mas não sei ser de outra maneira

    ResponderExcluir
  118. Um dia nós fofoqueiros procuramos Esther Vaz no facebook e encontramos a Esther e vimos algumas fotos( público) o mestre não é bobo nem nisso, que gata meu muito linda parabéns mestre por ter conquistado essa linda mulher

    ResponderExcluir
  119. Vamos todos fazer como da outra vez, Deus sabe o que é melhor para todos nós, mas não percamos a fé na sua melhora, bj

    ResponderExcluir
  120. Peço desculpas a todos pela minha filha que as vezes parece meio fora de órbita, a dona Esther é realmente muito bonita, mas não é hora para falarmos nisso e sim orar por dona penha. Flavinha e Rodrigo pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  121. Não se preocupe não minha senhora, inclusive a dona Penha adora esse jeitinho criança da Bia. Por hora tudo na mesma, um abraço

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde dr. Filipe
    Peço desculpas ao senhor e a todos os amigos da dona Penha, pela demora, infelizmente tivemos problemas sérios e não tive tempo de lhes escrever. Ontem a dona Laura sofreu um segundo infarte e foi internada, estava completamente fora de si, é muito apegada a irmã e sofre do coração, mas está controlada e lúcida, dona Penha saiu da U T I, já está no quarto, porém muito debilitada, nem tem muita noção das coisas, foi seu filho, meu patrão que pediu que não lhe deixasse sem notícias, sabemos do carinho mútuo entre os senhores. Bem dr. Filipe ainda não temos uma boa novidade, aos amigos peço particularmente que rezem por elas, o quadro da dona Penha é crítico e gravíssimo, desde já agradeço a atenção
    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  123. Clotilde RS amiga da Maria da Penha e também seguidora21 de setembro de 2013 às 17:04

    Felipe, meus amigos Deus sabe todas as coisa. Sou íntima da Penha há mais de setenta anos, fizemos a mesma faculdade de direito, envekhecemos juntas, lhes peço os que gostam dela e confiam em Deus, peçam por ela o melhor, um abraço e obrigada

    ResponderExcluir
  124. Dona Aparecida estamos todos muito tristes pelas duas irmãs, mas estamos pedindo a Deus por elas, pode contar com nossa fé, um abraço a família

    ResponderExcluir
  125. Cassildinha Meus queridos da cidade verde21 de setembro de 2013 às 18:25

    Meus queridos fico emocionada com vocês eu vim a pouco do hospital, a Aparecida tem estado no tablet e me falou da preocupação de pessoas tão especiais para minha amigas Laurinha e Penha. Eu, Clotilde e Penha nos conhecemos há muitos anos, fizemos a Harvad juntas, casamos quase no mesmo tempo enfim somos muito ligadas. Mas meus queridos somos muito idosas, ninguém escapa do fim e se tiver que ser temos que encarar, já chorei muito, mas foi a Anita quem me deu hoje uma grande lição, sempre ficamos apavoradas com as doenças, a morte, mas tudo isso faz parte da vida!. Me acalmei, e não sei o que as espera, mas pelo menos sou testemunha de anos de muitas alegrias para as duas, embora a Penha tenha tido problemas quando nova em prol de seus ideais, ela enterrou um filho e foi forte, e nós mães nunca queremos enterrar a quem demos a vida. O que quero lhes dizer, é que tenho certeza que nenhuma das duas gostaria de os ver tristes, principalmente o Felipe que elas veneram, é isso meus queridos, obrigada por todo esse carinho tão bem vindo, até mais

    ResponderExcluir
  126. Olá a todos
    Bem disse o Felipe há uns poucos anos atrás sobre a sabedoria dos experientes, muito bonito o que a senhora Cassildinha nos falou, é a mais pura verdade vou continuar pedindo o melhor pelas duas, um grande abraço aos amigos da nossa cidade solidária

    ResponderExcluir
  127. Melhoras para as duas são meus sinceros votos

    ResponderExcluir
  128. Estamos solidárias e tenho certeza de que as pessoas que já sabem, estão todas torcendo para que tudo dê certo, abs

    ResponderExcluir
  129. Todos nós temos muito carinho por estas duas irmãs tão carismáticas, todos fizemos uma grande amizade embora virtual nesse espaço. É muito natural que nos preocupemos uns com os outros, tudo começou com nosso amigo Filipe sempre tão atencioso. Portanto só nos resta rezar e pedir muitas bençãos por essas menininhas, boa noite

    ResponderExcluir
  130. Bom dia dr. Filipe e amigos
    As duas melhoraram, obrigada pelo carinho, mais tarde a Anita vai lhes falar, tenham um bom domingo!

    ResponderExcluir
  131. Oi...

    Mas que boas e grandes notícias...
    Confesso que estava um pouquinho preocupado, mas mantive a minha fé...
    Vamos agora tratar de recuperar essas energias perdidas...
    Depois escreverei mais um pouco, agora é hora de reviver...

    Muitos e muitos beijinhos cheios de carinho e muito obrigado por nos darem sempre notícias...

    ResponderExcluir
  132. Boa tarde!
    Que bom, graças a Deus.

    ResponderExcluir
  133. Que notícia maravilhosa obrigada pai Eterno

    ResponderExcluir
  134. Colocaram as duas no mesmo quarto, conforme vivem em casa. Mandam agradecer e bjs para todos especialmente ao dr. Filipe não desmerecendo os demais. A família toda está aqui, só falta o eto que mora nos Estados unidos, mas está ligado no tablet. Obrigada!

    ResponderExcluir
  135. Boa tarde a família da dona Penha e Laura
    Fiquei muito feliz por saber das boas novas, espero de todo o meu coração que fiquem boas bem depressa até porque o senhor Filipe desde ontem esteve muito triste, nem conseguiu cumprir com dois compromissos, ele que sempre lhes dá força, desta vez quem ficou mal foi ele. Sei do carinho que ele tem por todos os seus amigos seguidores, mas nem eu, nem ninguém pode negar o quanto essas duas senhoras são muito queridas dele, portanto menininhas se cuidem bem...Melhoras e melhoras! Um beijo meu para as duas garotas! Obrigada dona Aparecida por nos dar notícias, um abraço

    ResponderExcluir
  136. Olá Esther tudo bem?? Acabamos de ler sua mensagem, minha mãe e minha tia lá no fundo adoraram saber da preocupação do Felipe, são meio crianças mesmo, mas ao mesmo tempo não querem vê-lo triste. Realmente foi uma loucura, o estado da mamãe é muito delicado, mas foi a tia Laura que nos deu um susto ainda maior, vamos ver não é... Não tenho palavras para agradecer a todos que mandaram mensagens, a todo esse carinho, principalmente o Felipe, lemos tudo para as duas hoje, agora estão descansando, não temos previsão de alta para mamãe, e não posso lhes enganar, aproveitem bastante porque o estado de saúde é crítico, entenderam? Não vamos deixar nenhuma das duas pegarem em computador, minha mãe foi operada mas nada mais há que ser feito infelizmente, qustão de pouco tempo... Nós filhos já nos conformamos, difícil será para a tia, será um problema enorme, mas cremos em deus e entregamos tudo em suas mãos, somos capazes de levar a tia Laura para fora do país, meu filho fará isso por nós se ela deixar, e se ficar logo bem, operou o coração, é Esther, não é nada fácil já termos uma certa idade e termos que lidar com os nossos entes queridos mais velhos, minha mãe fez noventa e três anos embora sempre gostasse de diminuir a idade e tia Laura tem oitenta e cinco, imagina, muito obrigada a você, Felipe , Bia, Elizabete, enfim a todos, tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anita eu sei bem o que é isso, minha avó e minha tia avó eram assim, também tenho pais idosos, ando sempre preocupada, mas temos mesmo que ter fé, ajudar naquilo que pudermos e entregar a Deus. Sinto muito por toda essa situação, noutro dia mesmo estavam tão bem. Ainda bem que tem uma família grande e unida...Transmita a elas por favor todo meu carinho, um abraço a todos da sua família linda!

      Excluir
  137. Dona Anita, boa tarde
    Estamos ligados durante o dia inteiro na nossa cidade para termos notícias. Eu e meu marido entendemos o que disse, só lhe desejo muita força e que Deus os cubra de bençãos, e quanto ao nos agradecer não é preciso nós realmente temos um carinho pelas duas senhoras, um abraço

    ResponderExcluir
  138. Pelo que li a senhora Anita é filha da dona Penha e sobrinha da dona Laura. Sinto muito, fico mais tranquila em saber da conformação dos filhos, meu carinho, solidariedade mesmo a distância, um grande abraço a toda família

    ResponderExcluir
  139. Tenho fé que tudo há de acabar bem, meu abraço a família da dona Penha e dona Laura

    ResponderExcluir
  140. Não fique triste não Flavinha faz parte da vida.
    Quero mandar um abraço caloroso nas duas irmãs tão queridas por todos da cidade verde

    ResponderExcluir
  141. Boa noite a todos
    Só agora soube das duas irmãs e desejo as melhoras e que tudo corra o melhor possível
    Um beijo as duas!

    ResponderExcluir
  142. As melhoras são meu ardente desejo para dona Laura e dona Penha

    ResponderExcluir
  143. Meus votos de melhoras para essas senhoras encantadoras!

    ResponderExcluir
  144. Boa noite dona Aparecida
    Peço por favor quando puder nos dar notícias das duas senhoras como passaram o dia de hoje, agradecida

    ResponderExcluir
  145. Senhor Felipe adoro seu blog ele é visto por todas as idades, idosos, jovens, universitários principalmente. Gostaria de pedir uma postagem sobre a violência sofrida na universidade Unicamp onde meu filho estuda engenharia, numa festa um colega matou o outro, em que tempos estamos vivendo, dê um conselho a esses jovens, quem sabe o senhor é tão lido, tão carismático. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  146. Também tenho uma filha na UNICAMP, parece que a coisa não foi bem assim, dizem que foi legítima defesa, mas a nossa sociedade está perdendo noção dos princípios. Vamos ler a Educação que o nosso blogueiro escreveu tão bem

    ResponderExcluir
  147. A vida humana está banalizada infelizmente
    Por falar em vida estamos sem notícias da dona Penha e irmã, estou preocupada

    ResponderExcluir
  148. Oi Dona Anita e dona Aparecida
    Desculpa incomodá-las mas esse silencio está me preocupando, fiquem a vontade se não puderem responder, espero que as duas estejam bem, é tão estranho não ter nossas fofinhas aqui, saudades e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  149. Boa tarde Esther
    Vi seu comentário, estou triste porque acho que houve algo e a família está nos poupando, por todo o carinho dispensado de todas as partes da deles e da nossa, creio que não teremos boas notícias, quisera eu estar enganada mas perdi as esperanças, um beijo para você

    ResponderExcluir
  150. Infelizmente acho que a Elizabete está com a razão, vamos aguardar. Estou preocupada com dona Laura

    ResponderExcluir
  151. Boa tarde a todos
    Esse silêncio por parte da família das nossas amigas não é bom sinal, estou preocupada, todos os dias rezo por eles.

    ResponderExcluir
  152. Boa tarde amigos
    Também cheguei a essa conclusão, uma família super bacana, simpática, educada, é óbvio que estão nos poupando, dando tempo para pensarmos, não digo isso só como psicóloga mas como ser humano e ser observadora, não vamos esperar boas notícias não, tomara Deus eu esteja enganada, um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  153. Bom dia Felipe, Esther e todos amigos
    Infelizmente já conformados não tenho boas notícias, demorei a lhes falar, para que fossem absorvendo aos poucos e entendendo nossa ausência! Minha mãe logo após o último domingo em que estivemos todos lá deu seu último suspiro... Não sofreu posso garantir como um passarinho, mas preciso dizer ao Felipe que nessa reunião familiar de visita ao hospital, ela falou muito de você, estava mesmo se despedindo, disse que ninguém ficasse triste quando partisse, que viveu como qius e foi feliz e que uma das maiores alegrias que teve ultimamente foi fazer parte deste blog, onde foi tão amada por todos! Me pediu para mandar um beijo muito carinhoso para o Filipe em especial e um também para toda essa família, um recado para você Felipe, que se cuidasse, que não se esquecesse da qualidade de vida, que cuidasse da sua saúde, senti naquela hora que ela estava indo embora e não contive minhas lágrimas, como ela gostava de você. Mas implorou que quando fechasse os olhos ninguém chorasse, ela tinha certeza que iria direto se encontrar com Deus. Tentamos esconder da tia Laura, mas uma semana depois descobriu e sofreu muito, no dia seguinte a enfermeira noto que ela se fora, sem um suspiro sequer, o coração não aguentou, e assim meus amigos perdemos as duas... Não posso ainda cumprir o pedido da minha mãe, sou humana, mas com o tempo tenho que me acostumar. Me perdoem, mas são essas as notícias. Manterei contato com todos que as amavam, Filipe, elas te idolatravam, peço que cumpra seu último pedido, com muita dor no coração e com carinho por todos vocês que rezaram, que as amava me despeço, vou fazer uma viagem com meu irmão e marido, pois o primeiro está arrasado, um beijo a todos!

    ResponderExcluir
  154. Elizabeth e família8 de outubro de 2013 às 11:17

    Para Anita e família
    Bom dia minha querida
    De minha parte esperava mais ou menos isso, todos nós teremos o mesmo fim, a única coisa que temos certeza dessa vida, nossos sinceros sentimentos e nosso carinho por vocês, sem mais palavras, estou embargada, façam boa viagem, elas estão junto a Nosso Senhor Jesus Cristo com certeza... Sentiremos saudades isto é certo, mas ficarão em meu coração para sempre, um abraço carinhoso a vocês!

    ResponderExcluir
  155. Anita e família
    Meus sinceros sentimentos, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  156. Meus sinceros sentimentos a família das nossas amigas! Nossa cidade está de luto, por mais que nossa Penha tenha pedido para não ficarmos tristes preciso de um tempo, que descansem em paz!

    ResponderExcluir
  157. Ontem eu e minha mãe e minha avó conversamos muito sobre o que aconteceu primeiro fiquei arrasada, as duas eram muito fofas e queridas. Hoje acordei chorando sonhei com elas sem nunca ter visto, não fui a faculdade, estou sem fome, já sei que vão dizer que sou criança, Rodrigo, não estou afim de brincadeiras, por favor me respeite, antes que comece com suas gracinhas. Elas vão sempre estar na minha memória e no meu coração, um bj pra todos e pra você mestre

    ResponderExcluir
  158. Bom dia Felipe, bom dia amigos da cidade verde
    Pois é aconteceu, como vai um dia acontecer com todos nós, ainda não estou em condições de falar com vocês só posso afirmar, que nossa amiga Maria da Penha não estará bem se vir que estão tristes, Bia minha querida, não chore, quando eu me afirmar novamente escreverei mais também tenho a idade da Mariinha, era assim que eu a chamava, e estou fazendo um esforço para atender o seu pedido, obrigada em nome da família, um beijo a todos

    ResponderExcluir
  159. Meus sentimentos a toda a família das nossas queridas amigas que se foram para sempre, mas nunca poderemos esquecer o carisma, o carinho, e tudo de bom que deixaram marcados nesse blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  160. Fiquei muito triste mesmo pra valer vão fazer falta aquelas fofas. Bia, o Rodrigo é brincalhão, mas daí brincar com coisa séria é muito diferente, não fica assim não, elas estão com Deus
    Meus sentimentos a família!

    ResponderExcluir
  161. Nossos sentimentos!

    ResponderExcluir
  162. Meus sinceros sentimentos!

    ResponderExcluir
  163. Sentirei falta das duas. Lamento muito !

    ResponderExcluir
  164. Bia
    Meu eu nunca que ia brincar com uma coisa dessa tão triste aquelas senhoras eram mil
    Também sou humano cara, Deus as tenha num bom lugar

    ResponderExcluir
  165. Que notícia tão triste! Ficamos sem três amigas. É a vida é rápida demais mesmo para pessoas como eu que tenho idade avançada, fiquei muito preocupada logo com o Felipe e a Bia, meus sentimentos a família!

    ResponderExcluir
  166. Seu blog é de utilidade pública e muito realista e humano parabéns!

    ResponderExcluir
  167. Bom dia Felipe
    Está sendo deveras penoso para mim, todas as tardes depois do descanso tomávamos nosso chimarrão, batíamos nossos papos, viajávamos juntas, éramos como três irmãs, eu sei que meu dia também vai chegar, mas a saudade está apertando, me sinto só, desculpa o desabafo meu amigo, mas estou de luto mesmo sabendo que minhas amigas não queriam isso mas sou de carne e osso, um beijinho carinhoso para você

    ResponderExcluir
  168. Oi querido mestre você desapareceu do planeta mesmo, minha mãe até andou dizendonque só escreveu o blog para nos colocar água na boca. preferimos você aqui do que essa maldita cidade verde, que afastu você da gnte, e como disse a Ester um tempo atrás só vive pro trabalho e obra. bem, mas nós vamos viajar que queremos te desejar um Feliz Natal, e que tire esse coelho daí, e coloque um papai Noel. Vê se lembra da gente e faz isso, muito zangada. Bia

    ResponderExcluir
  169. Querido mestre
    Você nos abandonou mesmo, mas todas nós daqui de casa queremos te desejar um ano 2014 com muitas realizações e que principalmente tire um tempinho pra nós, um grande abraço, muitos beijos das suas fãs de carteirinha!

    ResponderExcluir
  170. Oi sumido
    A aventura continua sim, nas suas andanças, porque aqui o coelho da páscoa do ano passado, veja bem, já fica de prontidão para a próxima que se aproxima. Só espero que vossa senhoria esteja bem, bjs

    ResponderExcluir
  171. Por onde você anda meu querido amigo, que não nos dá nem uma palavrinha, saudades

    ResponderExcluir
  172. Um ano praticamente sem você para nos alegrar, boa páscoa querido amigo! 14 de abril 2014

    ResponderExcluir
  173. Prezado dr. Filipe
    Em nome do meu patrão, em memória daquelas duas criaturinhas adoráveis, que lhe tinham imensa estima e carinho, que venho lhe desejar uma feliz Páscoa, que Nosso Senhor esteja presente em sua vida todos os dias! Um abraço do meu patrão e um beijo da Anita, meus cordiais cumprimentos!
    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  174. Meu querido tio virtual do coração, por onde vc anda? Nós sentimos muitas saudades, caramba nunca mais vc escreveu nada. E as obras? Está chegando seu aniversário, será que vai dar um oi pra gente até lá. Tio, nós sentimos sua falta, um beijo de todas nós

    ResponderExcluir
  175. Minha querida sobrinha virtual, sua querida família e restantes leitores,

    Eu, como sempre, ando trabalhando, talvez até um pouco demais eu admito...
    Já concluímos o segundo prédiozinho e o terceiro está sendo feito em tempo record...

    O tempo, que dantes sobejava, agora virou item de luxo... Nem no dia do meu aniversário, que sempre parava para dar uma voltinha, este ano teve... Acabei indo almoçar com um amigo a Teresópolis, no sábado, pois seu filho também fazia aniversário no dia seguinte...

    Quase todos os dias me lembro com muita saudade das nossas amigas - Penha e Laura...

    A minha vida pessoal continua meio tumultuada e um novo recomeço está previsto...

    Mas tudo sempre tem os dois lados - o positivo e o negativo - quando algo acaba sempre o novo surge... Como sou um otimista de carteirinha e sempre olho para o lado positivo & "keep walking" - continuo andando nesta jornada gloriosa que é a vida...

    Espero que dentro de algum tempo, volte a escrever nosso blog, pois tenho em mente fazer algo muito interessante que com certeza impulsionará muito este meu (nosso) projeto sustentável...

    Os apartamentos estão ficando muito bons e bonitos e estão vendendo muito bem...
    Ainda estou lutando com a burocracia que continua atrasando em muito os nossos projetos, mas um dia com certeza eu (nós) chegamos lá...

    Beijos e abraços para todos, e podem ter certeza que nunca de vocês todos eu esquecerei...

    Beijosssssssssssssssssssssssss e obrigado de se lembrarem de mim no meu aniversário...

    ResponderExcluir
  176. Oi meu tio querido, minha mãe esteve internada, mas já está tudo bem, levei um susto. Adorei tudo que você escreveu, meus parabéns, você é o máximo, nós te desejamos toda felicidade do mundo. Como vai a dona Ester? Dá um beijo nela muito carinhoso, parece que todo mundo sentiu tanto sua falta que ficou chateado, rs tio, um beijo muito grande das suas meninas que te adoram

    ResponderExcluir
  177. Seu blog é fantástico, parabéns!

    ResponderExcluir
  178. Saudades das suas postagens! Como vai você e suas obras? Bjs

    ResponderExcluir
  179. Você escreveu tudo isso sozinho? Parabéns por todas as postagens... Português impecável, fatos pontuais, um grande escritor, falta somente ser descoberto!

    ResponderExcluir