segunda-feira, 12 de setembro de 2011

032 - 2a. Parte - Construindo uma cidade.

Minhas queridas amigas leitoras,

Foi com muito agrado que vi que vocês não se esqueceram do meu aniversário...

Quero agradecer as mensagens de carinho que tiveram a gentileza de me enviar...

Beijos carinhosos e muito obrigado...

Curiosidade:
Sabiam que o nosso Blog atingiu as 100 mil visitas justo no meu aniversário?... rss...


.....................

Eu era para escrever um pouco sobre economia, já que é sobre ela que a nossa civilização assenta e maior parte de nós não entende bem o seu funcionamento...
Cheguei a iniciar a escrita, mas vou deixar para mais tarde assim que uma oportunidade surgir...

...........................................................

2ª. PARTE de Cidades verdes

Construindo uma cidade verde



Eu sei que estou em falta, mas estava à espera de boas notícias para dar inicio a esta nova fase...

Colocar em andamento tamanha empreitada sozinho, e com recursos muito limitados, é um pouco complicado e um grande desafio, mas são eles que movem a minha vida...

Tenho a certeza que com tenacidade e empenho, não há nada que não se consiga...

Vou-vos dizer o que tem passado pela minha cabeça:

A primeira pergunta que tive que responder foi:


Como fazer uma cidade?...

E ainda por cima uma cidade tão diferente das demais!!!...

Como fazer com que as pessoas acreditem nessa possibilidade?...

Ou melhor dizendo:

Será viável mesmo, ou não passa de um devaneio
de um portuguesinho sonhador?...

Como e por onde começar?...

Inicialmente comecei traçando objetivos...

As duas preocupações iniciais são custos e tempo...

Para que a construção de uma cidade verde possa ser uma realidade, temos que arranjar uma maneira de tornar a construção rápida e acessível a qualquer pessoa...

Como já sabemos que o custo das coisas é o somatório das mãos de obra nelas empregues, ao diminuirmos o tempo de construção logo diminuiremos também seu custo...



Então a duas preocupações viraram uma só:

Tempo.

É claro que o custo dos materiais em si, assim como a sua pegada ecológica, também têm que ser levados em consideração, mas vamos analisar uma coisa de cada vez e a prioridade inicial será então o tempo.



Soube da construção de um hotel de 15 pisos na China em 6 dias, então soluções existem, agora só temos que ver se são viáveis...

Comecei a estudar vários métodos construtivos, alguns bem interessantes, mas deparei-me com um problema muito sério...



A construção civil é muito conservadora,
e tem que ser mesmo...

Se estivéssemos tratando de salas ou lojas comerciais o leque de possibilidades se abre e muita coisa pode ser feita, mas na área residencial, as coisas são um pouco diferentes...


As pessoas não podem passar a vida toda pagando o seu maior e mais importante bem e depois se depararem com problemas advindos de uma nova tecnologia que não deu totalmente certo...

Casa é assunto muito sério...


É o nosso abrigo, o nosso porto seguro, o nosso lar...

Isso então me direcionou noutro sentido...

A nova questão seria:

- Como construir de forma rápida com materiais tradicionais?...

Tinha encontrado o primeiro caminho, e também um desafio enorme...

Não é isso o que todos os construtores querem?...

Construir rápido?...


Não é esse o “Santo Graal” da construção civil?...

Com certeza que se fosse possível já o teriam feito... Certo?...

Talvez...

Como sabem eu sempre duvido dessas certezas pré-estabelecidas e comecei a pensar sobre o assunto...

Eu já construí algumas casas e estou enterrado até ao pescoço neste assunto, então eu tenho todas as peças necessárias para resolver o puzzel (quebra-cabeças)...



A grande questão é:

- Esse puzzel terá solução?

Ou melhor dizendo:

- Será que terei capacidade de resolver tamanho puzzel?...



Continua nos próximos capítulos...

53 comentários:

  1. Grande Felipe eu já desconfiava dos seus planos, é isso aí vai em frente e parabéns pelo aniversário

    ResponderExcluir
  2. Eu já desconfiava seu maroto! beijinho

    ResponderExcluir
  3. Eu já estou curioso
    hehe

    ResponderExcluir
  4. Você não tem jeito, continua arrasando, estou começando a amar essa nova fase.
    Parabéns atrasado,bj

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante seu site, vi que existia através de comentários, muitobacana mesmo essa idéia

    ResponderExcluir
  6. Portuguesinho sonhador, pelo pouco que já te conheço, não duvido nada, mas sozinho acho mesmo difícil, mas tbm acho que voce pode encontrar pessoas sérias que compartilhe do seu sonho, que tal?
    Nada na vida cai do céu ou acontece por acaso e se for esse o seu destino. Vamos ficar torcendo seja lá o que for que aconteça, já tá bom demais sonhar, voce é que sempre diz isso né, bj

    ResponderExcluir
  7. Mestre
    Sê tá em casa né...
    Engenheiro, já construiu, planejou essa cidade maravilhosa, mostrou seus lindos trabalhos, tá cheio de fãs que te adoram... Sê tá poderoso como disse a vó.
    Bjs de todas nós

    ResponderExcluir
  8. Estou amando essa nova fase
    Muitos bjs

    ResponderExcluir
  9. Há quanto tempo Filipe e nem tenho tido tempo, feliz aniversário atrasado, estou adorando que continue nosso blog, tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  10. Quanta mulher nesse blog
    Impressiona qualquer um, isso é assunto de homem meu

    ResponderExcluir
  11. É verdade meu querido Felipe
    Nossa cidade tem sido reconhecida por muita gente, 100.000 já passaram por aqui, explicou meinha sobrinha neta, isso é o resultado do seu talento. Como vai você? Minha irmã escreveu por mim no seu aniversário pois eu estava acamada, nada de grave só uma gripe advinda da friagem que se abateu sobre nós daqui. Mas você sabe o quanto te desejo bem e quero que seja feliz, a Bia hoje fez a Penha rir muito e manda um recadinho que vai se esforçar para virar poetisa, mas o mais certo é que escolha algo de alguém com talento, bem por hoje é só, meu carinho de sempre
    Laurinha

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente meus votos de felicidades , e agora só digo que já começou bem essa segunda fase, suspense total, rs
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Essa noite sonhei com você, que estava num lugar com uito verde e o sol estava lindo, um beijinho carinhoso.

    ResponderExcluir
  14. Mestre, onde está o próximo capítulo? bj

    ResponderExcluir
  15. Sou professora aposentada e avó, seu blog me encantou em todos os sentidos tbm fiquei sua fã
    parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Oi Felipe tudo bem?

    Já estou há vários dias tentando escrever e não consigo estou achando que entrou vírus na nossa cidade verdes, até chamei um técnico aqui em casa e ele disse que está tudo bem com o meu computador mas sempre que acesso nosso blog há falha, vamos ver se agora consigo dizer que estou esperando a continuação da nossa cidade um grande abraço

    ResponderExcluir
  17. Que sorte agora mesmo vi que uma amiga nossa conseguiu escrever tbm estou com dificuldade a gente escreve e quando pensamos em enviar a mensagem desaparece vai ver que é por isso que a dona Penha não apareceu mais, meu tio virtual estou com saudades da sua postagem, bjs de todas nós, tchau

    ResponderExcluir
  18. Olá senhor Felipe
    Tudo bem com o senhor? Estou até hoje pesquisando na internet e andam construindo algumas cidades verdes mas nada como a nossa daqui do blog, e eu fico pensando se vai mesmo tentar fazer algo a respeito, muito difícil se for sozinho, mas na minha opinião simples que tal tentar fazer um condomínio mesmo que pequeno aproveitando o máximo de recursos naturais pra servir de estímulo pra outros construtores? Desculpa me meter mas é que faço parte da turma desse maravilhoso blog, só não disse nada antes porque realmente não estávamos conseguindo acessar a internet, um grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Mamãe não entende direito de computador, não estávamos conseguindo postar no nosso blog e não na net, bj

    ResponderExcluir
  20. Eu vi que o nosso blog estava com virus, mas quando fui verificar fiquei com a sensação que tinha sido retirado... Estamos a ficar importantes, até já sofremos ataques de virus... rss... Estou testando a postagem dos comentários para ver se encontro alguma dificuldade... Beijos e abraços a todos(as)... Dentro em breve estarei postando de novo...

    ResponderExcluir
  21. Bom dia meu querido amigo, quantas saudades muitos beijinhos adorei seu retratinho acima fique com Deus.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Bia, Felipe queridos...
    Bia, esse recadinho é para você, eu estou aqui minha filha como sempre, achei tão engraçado você perguntar onde estou eu. Só você mesmo menina querida, raro hoje em dia ver uma jovem pura, transparente como você, saiba que mesmo sem a conhecer gosto muito de ti guria, bem, sei o que quer comigo, sei perfeitamente que estou lhe devendo o tal poema,rs, mas minha filha estou longe disso, quem sou eu para tal, mas vou tentar satisfaze-la, não com um poema e sim vou escrever muito claramente o que anda em minha mente e coração, ok? Um bj e até já

    ResponderExcluir
  23. Bom dia amigos
    Por acaso todos os dias entro na nossa querida cidade verde e manda bala Penha, escreve aqui tudo que está aí guardado nesse seu coração, o nosso felipe sempre dividiu esse espaço conosco, estou aguardando e tem mais enquanto você não disser nada a nossa menina Bia não vai sossegar, bj para todos
    Obs.: Adorei sua fotinha Felipe, muito lindinho, bj pra você

    ResponderExcluir
  24. Gente pirei, como tava mostrando estabilidade e tranquilidade emprego pra dois colegas postei lá, estou doida rs
    Dona Penha manda brasa, estou adorando o troca- troca de carinho entre nossos experientes X "jovens" é porque tem experiente aqui que passa a perna na gente bjs

    ResponderExcluir
  25. Ei pessoal
    Dona Penha vai dar banho na gente...

    ResponderExcluir
  26. Anônima antiga seguidora6 de outubro de 2011 às 11:37

    Esse blog é um barato !!! Adoro esse espaço.

    ResponderExcluir
  27. Bem Bia, como já disse não sou nenhuma poetisa, então vou dizer somente algumas palavrinhas que creio contribuir de alguma forma para uma juventude sadia e feliz.
    Já fui jovem, já tive 16, 17, 18 anos e foi uma das melhores fases da minha vida sabe porque? Porque foi nessa fase que descobri que podia sonhar, achava-me livre como os pássaros e sabia que tinha uma estrada longa cheia de novidades e aventuras para percorrer... E assim foi, sempre muito ligada a literatura, aos problemas sociais achava que podia contribuir para um mundo melhor com mais justiça, menos pobreza e mais igualdade e felicidade para todos...

    ResponderExcluir
  28. E assim foi, não posso dizer que consegui alcançar meu sonho, mas só o fato de ter lutado por ele valeu a pena...Hoje posso olhar para trás e pensar que não estou por aqui há tantos anos, sem pelo menos ter tentado fazer o que mandava meu coração, e assim é a vida para mim. Sou consciente de que estamos aqui de passagem e como tal devemos lutar não sei bem que essa seja a palavra certa (lutar), para sermos livres e felizes, é claro que falo de uma liberdade com responsabilidade. Aprendi desde cedo que o maior sentimento que podemos ter é o amor... Amor por nós próprios, pelo outro, pelos animais, natureza,enfim o amor é tudo na vida, sem ele não há como ser feliz e fazer a felicidade de outrem...Hoje, com tantos anos nas costas carrego comigo uma bagagem onde dentro há uma grande variedde de sonhos, alegrias, desilusões, muito apendizado mas além de tudo mais muito amor e carinho pelo ser humano ...

    ResponderExcluir
  29. Há uma coisa que me deixa muitas vezes triste: A desigualdade! Sempre que me sento a mesa, nunca há um dia que não volte meu pensamento aos milhares de irmãos no mundo que passam fome, que vivem ao relento carentes do mínimo conforto, carentes de afeto e amor, penso nas crianças que passam tão rapidamente por esse mundo sem terem sido respeitadas, amadas e que são levadas pela inanição e miséria... E ainda hoje se fala em direitos humanos o que é uma utopia para mim, uma grande máscara esconde tais direitos...

    ResponderExcluir
  30. Seria hipocrisia da minha parte dizer que ainda sonhe com um mundo melhor, não, não posso mais me enganar, hoje vejo a cada dia um mundo mais egoísta, ganancioso porque a minoria que manda é extremamente egoísta e gananciosa, se acostumaram a creditar que são nossos donos, que podem mandar e por acaso mandam mesmo, mandam na maioria sem sequer nos dar uma chance digna de nos defender, estão constantemente nos enganando e iludindo...

    ResponderExcluir
  31. É por pensar assim que quando entrei neste nosso espaço me senti em casa... Encontrei mais um que pensa do mesmo jeito que eu e que tbm é uma pequena agulha nessa imensa cilcha cheia de retalhos... Mas estamos aqui Bia, e como somos impotentes nada mais nos resta do que pedir a Deus que quem sabe pode ainda fazer o grande milagre de todos os tempos que ao meu ver seria tocar sua varinha de amor e tocar o coração dos ditos "grandes homens poderosos desse mundo"... Enquanto isso não acontece o que nos resta é viver , aprender a conviver com todas as tristezas e injustiças que assolam tantos seres humanos sejam eles brasileiros ou não, e assim tentar ser feliz. E nunca nos esquecermos que se não podemos acolher a todos, que pelo menos acolhamos a cada um que se apresenta perto de nós que precise de um pedaço de pão que sacie sua fome, de dar ou doar um cobertor a alguem que estamos vendo que tem frio, de dar um carinho a uma criança que nos para na rua e nos pede alguma coisa, sei que é muito pouco mas é o que penso que podemos fazer e por fim espalhar amor por onde quer que andemos. Bia, tenho esperança nos jovens de hoje, nem todos, pois infelizmente vemos os de classe , detesto essa palavra (classe) social mais alta cometendo barbaridades e se escondendo atrás de seus pais poderosos, mas felizmente eles são uma minoria, vejo jovens roubando, matando, mexendo com droga mas tbm felizmente é uma minoria... acredito que jovens como você, a Flavinha etc, tenham muita consciência de que depende muito de vocês mudarem esse triste panorama...

    ResponderExcluir
  32. Há muito tempo navego por esse mar imenso que é a internet, mas só aqui nesse magnífico e respeitoso espaço tenho coragem de abrir meu coração... Bem já estão me chamando para o almoço, tbm já me estendi demais, meninos e meninas nunca deixem de sonhar como bem o iz nosso querido Felipe, agradeçam a deus todos os dias pela oprtunidade de estarem vivos, de poderem desfrutar de tanta beleza e grandiosidade que temos da nossa mãe natureza, façam amigos, ajudem o próximo, acolham os menos favorecidos com o coração cheio de amor e verão o milagre da verdadeira felicidade pulsar forte em seus corações... Sorriam o máximo que puderem, sejam sempre positivos mediante as adversidads que se lhe apresentarem... Eu de todo meu coração posso lhes dizer que quando fechar definitivamente meus olhos levarei comigo somente o bem que pude fazer, tudo o mais fica pois é mera ilusão... Espero que me perdoe Bia mas não pude escrever um poema, mas deixo aqui meus mais puros votos de felicidades para todos, um beijinho para vocês e um muito especial nesse meu querido amigo Felipe por ter nos oferecido esse espaço sério, inteligente, que tanto nos tem ensinado e divertido, fiquem com Deus e que Ele os abençõe à todos
    A amiga de sempre Maria da Penha

    ResponderExcluir
  33. Ihhhhhh dona Penha arrasou!!!!!!!!!!!!!
    A senhora é o máximo vou guardar suas palavras pra sempre, um beijo

    ResponderExcluir
  34. Oi dona Penha
    Que bom que a senhora me levou a sério, minha mãe já estava puxando as minhas orelhas como se eu fosse criança, mas as vezes sou mesmo rs
    Adorei o que a senhora escreveu, adorei ser citada, achei lindo seu depoimento é uma aula de vida muito bacana. Todo mundo me encarna por eu ser desse jeito, mas não vou mudar sou assim mesmo e pronto. Dona Penha muito obrigada por todo seu carinho, e vamos em frente esperando o que o mestre ainda tem pra dizer pra gente, esse mestre anda muito preguiçoso já não liga tanto pro nosso blog, mamãe diz que pelo que ele escreveu deve estar com a cabeça cheia de caraminholas rs
    Pode ter certeza que assim como nunca mais vou esqucer do mestre tbm não me esquecerei da senhora que é muito gente boa. Toda saúde do mundo que Deus lhe dê muitos anos de vida, mais uma vez obrigada, um bj na dona Laura e um enorme pra senhora.

    ResponderExcluir
  35. Só mesmo na nossa cidade tem esse bate papo legal . Puxa dona Penha arrasou hein. Que capacidade, tenho uma grande adimiração pela senhora, suas palavras ficarão gravadas na minha memória. Agora senhor Felipe, que anda fazendo que não posta mais, não vem me dizer que mudou de novo, conversa pra boi dormir, aposto que se esquceu de nós, um bj pra todos da nossa querida cidade

    ResponderExcluir
  36. Aí Bia até que enfim se ligou hein
    Mestre onde está você? está tapeando a gente, se liga tbm, bjs

    ResponderExcluir
  37. Bia amiga ouve essa:
    mamãe eu quero, mamãe eu quero mamãe eu quero mamar, dá chupeta pra Biazinha num chorar
    Brincadeirinha amiga mas se liga né senão a gente vai encarnar sempre meu, mas a gente gosta de voce assim mesmo bebê chorão
    Mestre se tá deixando furo meu, abs

    ResponderExcluir
  38. Mestre,
    Você perguntar se tem capacidade de resolver alguma coisa só pode ser brincadeira, pô to pra ver cara mais inteligente, vai nessa pra frente.
    Pessoal deixa a Bia em paz, sês são um porre e dona Penha arrasou mesmo um bj pra todos

    ResponderExcluir
  39. Tirei um notão graças ao teu blog mestre, bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  40. Dona Penha
    Que alma poética e sonhadora, parabéns, adorei bj

    ResponderExcluir
  41. Só tem mulher nesse blog vou escrever um tbm

    ResponderExcluir
  42. Eu já estava ficando com saudades dessa troca de afeto e papo no nosso blog, Filipi cadê você, onde se escondeu? bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  43. Oi Filipe tudo bem?
    Tenho encontrado dificuldades para entrar na nossa cidade, há muito estou para lhe escrever, precisei dar uma aula extra curricular sobre questões ambientais e adivinha onde vim consultar e fazer meu texto? Aqui lógico, e fui aplaudida de pé, graças a você meu amigo que nos elucidado com simplicidade e simpatia, ufa!!! A turma é dessas super exigentes e eles ficaram loucos com o conteúdo riquíssimo, mas depois tive que lhes dar a fonte, tal era o entusiasmo, sei que baixou um pouco a minha bola mas tinha que ser sincera e estão seguindo seu blog com entusiasmo. Muito bom ver nossos jovens preocupados com esse grave problema ambiental. Bem, só posso lhe agradecer, existem muitos sites, mas tudo muito técnico sendo assim só me restou ir na onda doo mestre da Bia e por falar nisso gostei muito da história da dona Penha, adimirável essa senhora. O que tem feito de bom que nosso blog está devagar quase parando? Não me diga que vai dar um jeito de construir uma cidade dessas ? Bem que precisamos, pelo que já o conheço não duvido nada. Grande abraço, bom fim de semana, tchau

    ResponderExcluir
  44. Olá meu querido Felipe
    Estou vendo que estou atrasada com diz minha neta a fila anda e quando abro os olhos a Penha já respondeu, a Bia já foi chacoalhada, tadinha, gente, a Bia é uma das raras jovens que existem hoje em dia, muito pura, não parece desse mundo, eu gosto muito do jeitinho dela, meu querido porque mudou de tema? Economia nos tempos que correm seria ótimo, tem muito blá blá blá na tv, agora falar a verdade como você com sua simplicidade é difícil de encontrar, há pouco meu neto e a esposa vieram embora dos Estados Unidos, a coisa lá está muito feia, e o Brasil? Nossa presidenta anda para cima e para baixo proclamando um país que não está nada bem só para os milionários, e nós classe média iremos aguentar? A miséria anda solta e só se fala em copa do mundo, sinceramente estou preocupada com essa crise mundial, tenho medo de uma guerra que venha levar nossos jovens para batalhas inúteis, acho que ja desabafei, andei sem contento tentando entrar no nosso site e nem sempre consigo como agora, porque será? Um beijo carinhoso e um excelente fim de semana para você

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde Felipe
    Lendo a parte da Educação com uma prima chegamos a conclusão do poder fantástico que você tem na comunicação, você nos deixa tão a vontade que lendo os comentários só podemos chegar a essa conclusão. Como uma pessoa que não conhecemos pode despertar atenção, carinho, interesse? Você é incrível... Mas... mas... é assim em todas as postagens com milhares de mas... Mas onde está a continuação da nossa cidade que pelos vistos daqui a pouco sai do computador? Se esqueceu dos seus leitores? Cadê as brincadeiras a que todos nos acostumamos? Se liga hein, abs

    ResponderExcluir
  46. Dá-lhe Felipe daqui a pouco vamos ter uma cidade verde como a nossa de verdade bj

    ResponderExcluir
  47. Seu Felipe e dona Penha muito obrigada pelo carinho que os senhores tem com a minha filha ela bem merece pois é uma menina de ouro, boa filha, meiga, estudiosa, enfim é a menina dos meus olhos. Abraço grande

    ResponderExcluir
  48. Muito bacana seu blog, principalmente justiça, mandou bem

    ResponderExcluir
  49. Querido Felipe,
    Você se tornou um dos meus autores prediletos portanto tem que continuar sua obra, um dia chuvoso como o de hoje, venho conferir e cadê a continuação? Grande abraço

    ResponderExcluir
  50. Concordo com a Bárbara, quem mandou nos acostumar mal

    ResponderExcluir
  51. Aproveitando a carona,
    Mestre você realmente está muito preguiçoso em relação ao nosso blog, bj

    ResponderExcluir
  52. A presidente Dilma devia ler isso com ate~ção e aí ela fazia história

    ResponderExcluir