quarta-feira, 29 de setembro de 2010

019 – C. V. – Estabilidade e tranqüilidade... Emprego parte 2

Estamos quase nas 35 mil visitas...

E um montão de bandeirinhas andam-nos espiando...

Minhas queridas leitoras (es),

Agradeço a todos os anônimos que postaram comentários, suas palavras de carinho e encorajamento, Obrigado...

Maria Eulália (portuguesa) – Obrigado Maria Eulália pelo carinho...

Carina – Valeu Carina...

Rosa Maria – Obrigado Rosa Maria pelo carinho...

Laura e Penha – Realmente não é importante serem as primeiras, minhas queridas amigas, o importante mesmo é continuarmos a pensar num mundo melhor, mais humano... Obrigado pelo carinho e pelas felicitações do meu aniversário... Vocês encontraram uma forma muito carinhosa de me puxarem as orelhas da minha demora, me enviando um beijinho... Muito obrigado e um beijinho para vocês também...

Almerinda – Eu me esforço para vos passar esses números de forma clara, mas por vezes não consigo... me desculpe... Mas por outro lado eles são muito importantes para nos mostrarem de forma inequívoca o que queremos mostrar... Obrigado pelo carinho minha querida amiga...

Admiradora antiga – Obrigado pelo carinho...

Tainá – Adorei “o querido mestre virtual” – muito obrigado pelo carinho Tainá

Paulo Roberto e esposa – Valeu – Obrigado pelo carinho...

Penha – Você tem toda a razão em achar que é tarde demais, que as pessoas já se renderam ao capitalismo, mas (e este “mas” é importante) o nosso blog é para nos fazer pensar se realmente esse será o melhor caminho... É tão somente um alerta, ou quiçá um sonho utópico, em que mostramos que existem outros caminhos simples e ao nosso dispor. Muito obrigado pelo carinho minha querida amiga...

Estudantes de S. Paulo – Muito obrigado pelas vossas palavras de incentivo e carinho... Fico muito feliz quando vejo que vos faço pensar... Valeu...

Paulo Roberto e Elizabeth – Fico muito feliz quando vejo que meus pensamentos e idéias vos ajudaram de alguma forma... Muito obrigado pelo carinho e pelas felicitações do meu aniversário e me desculpem pela demora...

Helena – Obrigado Helena... Estava “quase” parado... Agora não está mais... rss...

Oiiiiiiiiiiiiii Bia... Brigado pelas felicitações do meu aniversário... Mande um beijinho também para sua avó... Você já sabe que posso demorar, mas nunca esquecer...

Estudantes de Direito – Obrigado galera...

Estudantes de engenharia – Obrigado futuros engenheiros...

Mariana – Valeu Mariana

Admiradora antiga - Realmente nunca tinha escrito nada (publicamente) e também estou muito surpreso por agradar tanto a minha forma de me expressar... Obrigado pelas felicitações de aniversário... Muito obrigado querida amiga...

Paulinha Vale – Fazia tempo que a minha amiga não aparecia no nosso blog... Muito obrigado pelas felicitações de aniversário e pelas palavras de carinho e incentivo... Brigado mesmo... Beijos...

Carina – Às vezes sonhos tornam-se realidade... pelo menos vale a pena acreditar... Obrigado Carina...

Sara – Obrigado Sara, pelas felicitações de meu aniversário... Valeu...

Fernanda – Obrigada Fernanda, pelas felicitações de meu aniversário... Valeu...

Clementina – Muito obrigado queria amiga Clementina pelas felicitações do meu aniversário...

Maria das Graças – Fico muito feliz quando vejo que consegui fazer as pessoas pensarem um pouco... Obrigado Maria das Graças...

Letícia – Valeu Letícia, muito obrigado pelas felicitações de meu aniversário... Realmente alguém dedurou... rss...

Est. de Medicina (vizinha) – Oi vizinha, tudo bem... Eu não sei se falei consigo, pois costumo falar com quase todos os alunos que moram aqui no prédio... De qualquer forma meus parabéns por se estar formando ano que vem e muito obrigado pelo incentivo e carinho...

Nadir – Muito obrigado Nadir

Estudantes de Alagoas – Valeu galera...

Tainá – Valeu Tainá – obrigado...

Doralice – Só trabalhando demais... me desculpem...

Sofia – “Tô” aqui mesmo, só trabalhando muito... me desculpem...

Clementina – A nossa fã número um tem um blog e você pode encontrá-la por lá – ela me deu autorização de lhe passar http://esthervaz.blogspot.com – mulheres – Infelizmente ela não o atualiza muito, nos privando do seu dom de escrita, a meu ver, bem melhor que o meu... Obrigado pelo carinho...

Cecília- RJ – Tudo bem vocês têm toda a razão... Eu demorei um pouco demais... Me desculpem...

Melina – “quase” parou... Mas já voltou... Me desculpem...

Estudantes da USP – Valeu galera... Demorou, mas não parou...

Sara – Valeu o puxão de orelha... rss... Obrigado pelo carinho...

Desempregada desesperada – Na nossa mente, pelo menos por agora... Obrigado...

Mulheres da Bahia – Eu sou tão somente uma pessoa como outra qualquer, que tenho os meus defeitos e algumas virtudes, como qualquer ser humano... É claro que o nosso contato virtual faz construir uma imagem que com certeza não corresponde à realidade... Mas uma coisa vocês podem estar certas, as minhas idéias são estas mesmo que aqui expresso... Obrigado pelo comentário...

Gaúchas – Me desculpem demorei um pouquinho... Valeu

Estudante de Fortaleza – Vou seguir o vosso conselho... Valeu galera...

Maria Clara – Não desisti não... Só tive trabalho demais... me desculpem... Valeu

Maisa – Demorou, mas chegou... Valeu...

Margarida – Eu não vos vou abandonar... Me desculpem.... Trabalho demais... Valeu

Carlos Meireles e família – Realmente acostumei-vos mal... rss... Fazes de trabalho... Me desculpem... Valeu

Ong de Guaratinguetá - Demorou, mas chegou... Valeu...

Futuros engenheiros – Não esqueci não, só demorei um pouquinho mais... rss... Valeu galera...

Pessoal de Curitiba – Obrigado pelo carinho...

Maíra – Valeu Maíra... Obrigado pelo carinho...

Estudante de Pernambuco – Claro... Valeu galera...

Professoras Maria Rosa e Neilma – Já voltei... Eu sei demorei um pouquinho me desculpem...

Arquiteta inexperiente – “quase” parou... Mas eu voltei a dar mais um empurrãozinho... rss... Obrigado arquiteta...

Mariinha – Muito obrigado pelo carinho...

Sofia e Cia – Minhas queridas mineirinhas: realmente demorei demais... Me desculpem... Mas já coloquei lenha no nosso trem... rss... Obrigado pelo carinho...

Cássia – Estava... rss... Me desculpem... Obrigado pelo puxão de orelha, estava precisando mesmo... rss...

Nota: Vejam a postagem anterior que também respondi aos comentários que estava em falta...


Estabilidade e tranqüilidade... Emprego parte 2


O modelo que vos passei na postagem anterior (produtos a preço de custo), é bem similar (margens de lucro baixas e lucros apoiados na quantidade e nos preços de aquisição) ao que existe nos Estados Unidos, por isso lá as coisas são tão baratas...


É claro que a introdução desse modelo em países onde o pequeno comércio é muito presente trás sérios problemas de desemprego agregados...

Mas não se enganem esse é o futuro...

Foi exatamente o que aconteceu com o aparecimento dos hiper-mercados, que na altura arrasaram os mercadinhos locais...



Aliás, os países subdesenvolvidos como o Brasil, têm uma máquina do tempo que os transportam para o futuro, e estão em grande vantagem sobre os países de vanguarda...


Eu não estou tendo alucinações não...


É uma máquina que todo o mundo conhece, mas que não lhe atribui tais qualidades...


É claro que estou falando do avião...

É só ir ao aeroporto e quatro ou mais horas depois, ao aterrissarmos em Miami ou na Europa, estamos no futuro... Simples assim...

Só temos de ter cuidado de não tomarmos o avião errado e irmos parar em África, em vez de futuro, encontramos o passado...




Os países ditos do primeiro mundo têm que desbravar o desconhecido, experimentar novas teorias, já que para eles o futuro é uma incógnita... Já os países como o Brasil, é só copiar o que deu certo... Infelizmente, não se valem de tal prática, porque senão rapidamente estaríamos no encalço deles...

Mais uma vez, a corrupção, os monopólios e os oligopólios travam tais processos simples e fáceis de se seguirem...


Eu dou-vos um exemplo simples que é do meu conhecimento...


Em conversa perguntei por que só havia dois supermercados numa determinada região em que estava de visita, que praticavam preços abusivamente altos...


A resposta era simples...



Porque quem tentou se estabelecer por lá teve a sua carga constantemente assaltada...


É claro que a policia local era conivente...

E como a justiça também não funciona, temos uma população escrava de tais práticas que em muito se assemelham à máfia siciliana.




Se somarmos a isso um povo que na sua maioria não tem cultura suficiente para saber dos seus direitos, temos o Brasil de hoje...


Voltando...


O nosso tema é emprego...


Como resolver esse problema calamitoso?...


Como provocá-lo nós já descobrimos, e temos 70% da população da nossa cidade, clamando por uma solução, mas o que nós não sabemos são as suas verdadeiras causas, embora tenhamos uma boa pista...



Essas máquinas infernais...


Primeiro temos de descobrir de onde surge o emprego, para depois vermos o desemprego...


Primeira grande questão:


Por que o ser humano é o único animal da terra que tem emprego?...


Afinal, o que é o emprego?...

Nós já vimos que até chegarmos ao que eu chamo de idade de ouro (povos chamados de primitivos), nós não tínhamos nem sabíamos o que era o emprego (e como éramos felizes...), afinal de onde e quando ele surge?...


Tal como no reino animal, o homem necessita de uma determinada área de coleta para suprir as suas necessidades...

Normalmente, a natureza rege de forma magistral o equilíbrio da Mãe Gaia (mãe terra – vem da mitologia grega), e o excesso populacional de qualquer espécie, é punido com escassez de alimento.

O primeiro ato “industrial” do homem foi a descoberta da agricultura cerca de 10.000 anos atrás...


Ela sempre existiu, só que de forma natural, sem qualquer intervenção humana...

Mas, a contemplação da maravilha que é a natureza levou à descoberta de seus segredos e princípios régios (uma espácie de embrapa neolítica)...


Nasce a agricultura...

Eu a chamei de indústria, porque ela tem como fim a produção de bens, neste caso alimentos, de forma repetitiva, como qualquer indústria, a grande diferença é que a máquina usada é neste caso a natureza que,

como qualquer fêmea, tem os seus caprichos... rss...



Naquela altura o homem descobriu que em vez de andar quilômetros à procura de alimento, poderia cultivá-lo ali mesmo a seus pés...

A grande diferença é que era necessário criar as devidas condições e cuidar para que o milagre acontecesse...




Nasce o trabalho...

O homem deixa de ser nômade e nascem as tribos, estamos na idade de ouro...


Ela é tão boa e estável que sobrevive intocável até os dias de hoje...

Essas pessoas não sentem necessidade de evoluir...

Elas estão em equilíbrio com a natureza, com a mãe Gaia...


Quando para elas olhamos, pensamos erroneamente que elas vivem na pobreza,
puro engano nosso...


Quando aliamos a riqueza ao conforto, com certeza eles poderão ser considerados como tal, mas em contrapartida tem paz, tranqüilidade, não conhecem o estresse e acima de tudo ainda têm liberdade e é aí, que nós vemos o quanto ricos eles realmente são...

Como vemos o trabalho, não afetou negativamente o ser humano...


Aliás, elevou-o talvez ao seu expoente máximo...


E agora tendo atingido o cume, o final da estrada onde só o horizonte se vislumbraria o homem resolve dar mais um passo...

Tal como já vimos nesse próximo passo do homem cai no abismo da tirania e é aí que

surge o emprego...


Quando o tirano mor, em seus sonhos de devaneios alucinógenos se acha e se declara senhor do mundo, quiçá do universo e apoiado em seu poder bélico e com a benção da igreja, começa a distribuir terras aos seus colegiados em troca de lealdade, vassalagem e como não poderia deixar de ser de uns impostozinhos...



Agora a terra tem dono...

Nasce a propriedade privada...


A humanidade é subjugada a essa nova “lei”...


Até para se sobreviver da mãe natureza, daquilo que nos foi oferecido e presenteado só pelo fato da nossa existência, agora temos que pagar, e muitas vezes com a própria vida...


Até os filhos são arrancados aos prantos de suas famílias para se engajarem as forças armadas desses ditos “senhores”...



E os senhores da Terra, agora necessitam de contratar mão de obra para produzirem para eles...




Nasce o emprego...


Como podem ver, o emprego nada tem de glamoroso...




Não passa de uma escravatura fortemente maquiada com várias camadas de blush feito do sangue de quem a eles não se subjugaram...

......................

É... A nossa história é muito triste...

Às vezes a ignorância é uma benção...

.....................

Eu sei que maior parte de vocês estão afirmando:


Escravatura seria se não nos pagassem...

Os escravos também recebiam... Alimentação... Casa... Tratamento médico...


Mas eu recebo dinheiro pelos serviços que presto...

E eu até sou bem pago, dizem uns (muito) poucos...


Até pode ser verdade, tudo isso que dizem, mas pensem um pouco mais...

Por que não são sócios?...

Sim, porque em vez de serem empregados não são sócios do vosso empregador?...

Não seria o lógico?...

Os empregados são um pouco sócios sim, mas só na desgraça...



Quando o negócio não dá lucro eles são imediatamente dispensados...


Porque quando os lucros são altos, lhe dizem:

- Felizmente os negócios vão bem e poderei manter os vossos empregos...

E todo o mundo fica feliz...

Sorridente...

Que bom, vou continuar a ser subjugado...

Que felicidade...

................

Reparem nisto:

Em 1995 Bill Gates tinha 40 anos e uma fortuna avaliada em 130 bilhões de dólares...

Se ele conseguisse um rendimento de 4% ao ano do seu dinheiro e pagasse um salário médio de US$1.500,00 a cada pessoa para nada fazer e estar somente à sua disposição, durante os prováveis 40 anos que lhe restavam de vida naquela altura (1995),

poderia contratar 2.315.163.536 de pessoas...

Quase a população da China e da Índia juntas...

Qual a lógica disso?...



Será que sou eu que estou insano?... Ou é o mundo...

Voltando...


Bem agora já sabemos (infelizmente) o que é o emprego...


Falta sabermos a causa do desemprego...

Vamos ver um caso bem simples, para entendermos :


Imaginemos uma indústria têxtil, onde um jovem se emprega como aprendiz e ao fim de alguns anos é elevado à categoria de oficial, ou seja, considerado 100% apto para a função de corte que desempenha...


Até aos 40 anos é o que ele faz e muito bem, até que surge uma máquina de corte computadorizada, que qualquer garoto que domine a área da informática pode comandar com um rendimento 10 vezes maior...

Como o nosso cortador passou a vida trabalhando, não teve tempo de se cultivar nessa coisa de computador e, portanto, ficou inapto para o serviço...


Temos aqui uma das grandes causas do desemprego...

Ele é substituído por uma pessoa que vai ganhar metade do salário que usufruía e que vai produzir dez vezes mais...

Ou seja, o corte ficou vinte vezes mais barato...

E agora, vamos comemorar pelo fato de termos um corte vinte vezes mais barato ou chorar pelo fato de mandarmos uma pessoa para o subemprego pelo resto da vida?...

Notícias (tristes) do mundo...



- Em 2009, 32.000 japoneses cometeram suicídio por falta de emprego (quase 100 por dia)...

- Jovem inglesa suicida-se após rejeição em 200 empregos...

........................

Se no inicio da era industrial, num período ainda produtivo, faltava mão de obra e agora em pleno período administrativo, onde maior parte de nós nada produz e com as necessidades muito majoradas temos falta de emprego, a culpa só pode estar nas máquinas...

E está mesmo...

Mas afinal que fazer?...

Vamos deitar as máquinas fora?... Todas elas?...

Porque agora temos 70% da população no desemprego...

De que adianta preços baixos se não tivermos dinheiro nem para comer?...


É verdade...

Agora eu vou surpreendê-los com esta afirmação:

Eu não tenho emprego para ninguém...


Mas...
(Será o “mas” de um milhão de dólares?...)



Mas, não percam o próximo capítulo... rss...

Nota do autor:
Algumas pessoas não estão entendendo porque despedimos 70% das pessoas da nossa Cidade Verde (vendedores e publicitários) para podermos usufruir de produtos a preço de custo e depois lhe dissemos que não temos emprego para elas...
Na próxima postagem tudo ficará bem explicado... Aguardem...











75 comentários:

  1. Falou mestre.É isso mesmo voce é mil. Tá certíssimo
    Eu fui a primeira ...Tô de olho no nosso blog

    ResponderExcluir
  2. Familia de S. Paulo
    Adoramos seu blog porque ele é diferente dos outros, e é tudo verdade. Eu e meu marido ficamos desempregados quase na mesma epoca, foi um Deus nos acuda, entrei em depressão, se a gente parar pra pensar a gente fica doido porque vivemos pra ganhar dinheiro pra nos sustentar. Hoje somos autonomos, só de plano de saúde é uma roubalheira, temos dois filhos adolescentes, não é mole, e lendo seu blog a gente tem vontade de parar tudo e voltar pra trás. Mas as coisas infelizmente tendem apiorar. Vai firme seu Felipe, adoramos sua filosofia, mas a vida tá difícil pra muita gente, e voce define isso tudo muito bem, fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. Seguidora assídua
    Nunca vi tanta coisa bem escrita por uma só pessoa, e os efeitos que nos causa na alma, certíssimo Felipe, cada vez mais sou sua fã, vale a pena esperar, mas me diz uma coisa, o que é que a gente faz agora que as coisas tomaram o rumo que tomaram? Me diz Felipe, as pessoas nem param pra pensar, uma verdadeira maratona atrás do dinheiro, sem ele a gente não faz nada. O que as pessoas como nós que tem um ideal podem fazer?

    ResponderExcluir
  4. Espetacular, dá-lhe Felipe se tá certo

    ResponderExcluir
  5. Me indicaram seu blog ele é fantástico

    ResponderExcluir
  6. Voce é mesmo muito bom meu filho, muito inteligente, estou adorando, um beijinho

    ResponderExcluir
  7. Está cada vez mais bacana Felipe, concordo com voce

    ResponderExcluir
  8. Esther (fã número um)30 de setembro de 2010 às 11:05

    Realmente esse blog pertence a nós mulheres. Quando li pela primeira vez achei: Bem essa coisa técnica só vai servir para ecologistas, engenheiros etc, foi aí que comecei a ver que esse espaço é muito mais abrangente e que diz respeito a tantas coisas do nosso cotidiano... Vejo os comentários de outras pessoas e concordo em muito com elas, quando nosso escritor falou dos idosos, negros, drogas, e tudo mais que ele descreve tão bem e nos faz pensar no que realmente estamos fazendo aqui nesse mundo, tão de passagem. Ficaria horas aqui descrevendo as inúmeras emoções que já passei ao ler certos trechos. Uma coisa é certa: A gente realmente para pra pensar na vida ao ler Filipe Melo. Tudo poderia ser tão mais simples,poderíamos viver com menos estresse e tantas preocupações se não nos tivéssemos deixar levar pelo consumismo exagerado, pela vontade de estar acima, por cima, dos nossos semelhantes, enfim. Filipe eu amo seu blog. Um beijinho e continua nessa sua empreitada, pois tem muita gente comungando de seus ideais.

    ResponderExcluir
  9. Só uma pessoa muito inteligente pode escrever dessa maneira e nos prender e cativar assim. Maravilha

    ResponderExcluir
  10. Mãe e avó fã de Niterói
    Meu querido autor
    Está lindíssimo seu blog, mas não entendi bem essa última parte, voce pode trocar em miúdos pra mim/
    Desculpa o abuso, mas afinal somos amigos virtuais e sou sua fã. Outra coisa parabéns e muitos anos de vida pra voce, sei que estou atrasada, mas tenho tido problemas com um filho e uma nora. tchau e obrigada

    ResponderExcluir
  11. Oi meu querido escritor
    Tenho andado muito ocupada e não tenho lido com assuidade nosso blog, levei um susto. Quantas novidades, um número assustador de seguidores. Felipe voce poderia falar um pouco mais sobre o desemprego atual, meu irmão já está arrancando cabelo, ficou desempregado, ele é vendedor e tem dois filhos, minha cunhada é que está segurando as pontas. Felipe se o governo não faz o que nós podemos fazer? Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Comungo da sua sociedade utópica. O mundo deveria ter mais homens feito você. Amo seu blog

    ResponderExcluir
  13. Felipe
    Voce pode até não ficar famoso, mas pode ter certeza que voce está fazendo história na vida das suas seguidoras. Mas como ainda não existe a cidade verde, o que fazemos Felipe? para vivermos respirando melhor? só violencia, desemprego, drogas pra tudo quanto é lado.O que vai ser da gente meu amigo?

    ResponderExcluir
  14. Caríssimo escritor, você é demais

    ResponderExcluir
  15. A= Sua gentilesa me faz pensar que ainda existe gente boa e educada nesse país

    ResponderExcluir
  16. Mandou bem Filipe, adorei a sua piada.rs
    Amei o avião, super criativo

    ResponderExcluir
  17. Seguidoras anônimas da USP
    Filipe, não é a toa que nós te seguimos, aprendemos tanto com voce, quem dera voce falar de outros temas tbm, voce passa segurança pra nós, culto, arrojado, somos suas fãs, tudo de bom e vai em frente

    ResponderExcluir
  18. Essa tua de dizer que não tem emprego foi ótima, pegadinha legal é por isso que gostamos tanto de voce porque é sincero autentico
    Aqui em casa a gente te adora, como é que pode né, é o seu carisma, fala sério

    ResponderExcluir
  19. Nós é que temos que te agradecer pela boa e esclarecedora leitura,e também por sua educação, respeito, fica com Deus

    ResponderExcluir
  20. Mas voce é meu maior mestre e virtual, sério, de umainteligencia, e bom gosto, esse avião arrasou Filipe, tudo que eu disser é pouco

    ResponderExcluir
  21. Cara voce sabe pra caramba devia ser chamado em Brasília pra dar uma aula pra esses políticos corruptos melhorarem a vida da gente, falou

    ResponderExcluir
  22. Nossa história tá ficando cada vez mais empolgante Felipe, tá um show, voce é o máximo nas idéias, ve se não fica mais um mes pra falar com a gente tá. abraço

    ResponderExcluir
  23. estudantes de direito
    muito bacana Felipe, mas ficamos pensando, nosso amiga tá doido. Cadê emprego pra galera, grande abraço desses futuros desempregados

    ResponderExcluir
  24. Seguidores amigos de Manaus
    Era tão bom que essa cidade existisse, a primeira poderia ser aqui em Manaus, já pensou, nós ainda estudantes antes de casar ter essa oportunidade, sair da faculdade e começar uma nova vida e com qualidade em nossa cidade verde. A gente sonha com um mundo melhor Felipe, carinho de todas nós

    ResponderExcluir
  25. Arquiteta inexperiente
    A gente sonha com tudo que voce escreve querido autor, voce nos faz realmente sonhar, não me canso de te ler, é tão bom, puro, simples, voce faz a gente acreditar que essa máquina do poder pode mudar e que todos seríamos mais iguais e teríamos as mesmas oportunidades e maisfelizes, voce é demais

    ResponderExcluir
  26. Jovem mãe do Leblon (rj) Voce nem imgina o quanto presto atenção em certas coisas , fale mais sobre educação Filipe por favor, não é a toa que te chamaram de "SUPER FILIPE NANY", tenho um menino de tres e uma menina de cinco, adoro suas orientações, meio ao estilo europeu, amo seu blog.

    ResponderExcluir
  27. Nova seguidora- prof. de história-RJ
    Seu blog é fabuloso, inteligente, criativo, pediria a voce se puder falar um pouco mais sobre educação dos jovens, nossas salas de aula esao em guerra, gostaria que desse opinião sobre o que fazer nós professores de escola pública que lidamos com jovens marginais...Que linguagem usar? Como nos defender, sei que nãoé onsultor, mas uma pessoa inteligente e de mente aberta, disposta a colaborar nesse mundo egoísta, desde já agradeço...Prof. desanimada moradora da Tijuca

    ResponderExcluir
  28. Maria Eduarda e Flavinha1 de outubro de 2010 às 12:36

    Mestre voce é fera mesmo, cada vez mais adoramos as coisas que voce escreve, mas essa ultima parte não entendemos bem

    ResponderExcluir
  29. Filipe
    Que espetáculo seria nossa vida assim nessa cidade, estou doida pra saber o resto, o que vai fazer com os desempregados? está uma verdadeira confusão na minha cabeça, nosso blog está bombando, tbm pudera, está super legal, as tuas idéias são geniais, forte abraço, vou ler melhor nesse fim de semana, beijo

    ResponderExcluir
  30. Sua amiga Maria da Penha1 de outubro de 2010 às 15:33

    Olá meu querido amigo
    Como vai você? Deve estar muito bem, fez aniversário, está cheio de fãs por todos os lados, meu querido, fui "traída" mais uma vez pela minha queridíssima irmã, não teve a coragem de me dizer que voce já tinha atualizado nosso blog, mas já estou habituada aos ciúmes da minha caríssima irmã, o mal disso é que não cinseguimos viver uma sem a outra. Pois muito bem meu querido, fiquei um bacado atrapalhada com certas coisas que só um super dotado como voce pode perceber tão bem, mas pedi ao meu filho e ele me explicou direitinho, e aproveito para lhe enviar um abraço dele, está um sonho nosso blog, num capricho, lindíssimo, gostei muito de tudo depois que entendi, escreva com cuidadinho porque amigas como eu as vezes não tem capacidade de entender essa sua mente tão moderna e arrojada. Por hoje é só , vê se não demora muito não, ficamos sempre a espera. Obrigada por todo seu carinhi, receba um beijinho muito carinhoso desta que tem idade para ser sua mãe. Um excelente fim de semana e que Deus o proteja, tchau meu querido

    ResponderExcluir
  31. Oi Felipe, adorei sua última postagem está divina, voce é muito inteligente, tchau

    ResponderExcluir
  32. Marilena Carvalho, sua antiga seguidora1 de outubro de 2010 às 18:41

    Oi Felipe, puxa que legal, bacana, suas idéias são demais estou saindo agora pra casa vou pegar um transito danado e pensei em que? na nossa querida e infelizmente utópica cidade verde, que bom se ela existisse, puxa vida quero ver a soluçao que vai dar no próximo capítulo, estou ansiosa,um bj e fique com Deus

    ResponderExcluir
  33. Oba! Estou curiosa, tomara que a próxima pot. venha logo,rs

    ResponderExcluir
  34. Voce pensou que estou brincando Filipe? Seu blog é fantástico devia virar calendário anual, pra gente ler todos os dias e aprender com voce como ser mais feliz e usufruir da riqueza que Deus nos deu, grande abraço amigo

    ResponderExcluir
  35. Nós adoramos seu blog e acabamos por te adorar sem te conhecer

    ResponderExcluir
  36. Suas f~s pernambucanas
    Adoramos essa sucessão de verdades e as gravuras então, um luxo só, ótimo

    ResponderExcluir
  37. Eu não fiz por mal mestre, só puxei sua orelha um pouquinho e deu certo, tá super legal essa última, abraços

    ResponderExcluir
  38. Oi Felipe
    Muito boa explanação, essa dos suicídios realmente é dose, para que viemos ao mundo/ Onde está o DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS? adoro seu blog

    ResponderExcluir
  39. Querido Filipe
    As pessoas interessadas poderias construir essa cidade a título experimental? bj

    ResponderExcluir
  40. Até que enfim, está fantástico nosso blog
    parbéns pelo aniversário

    ResponderExcluir
  41. Até que em fim, maravilhoso

    ResponderExcluir
  42. Seguidora anônima de Sergipe5 de outubro de 2010 às 11:08

    Bom dia senhor Filipe
    Tive que aprender a lidar com esse computador, pois meus dois filhos são seus seguidores e quando você falou dos idosos ,minhafilha leu eparamim, eu chorei muito bonito seu respeito, dalí pra frente pedi a minha neta pra me esninar e cato milho, mas estou conseguindo pelo menos te falar da minha adimiração por voce e meu carinhoesse negócio de emprego e desemprego é triste mesmo perdi a 22 anos uma passoa da família que não aguentou a pressão e se suicidou, como as pessoas podem se sustentar sem dinheiro, porque tudo tem o dinheiro no meio não é? Ficaria mais tempo aqui escrevendo, mas como tenho dificuldade com essas letrinhas fico por aqui, não perco nada que voce escreve e olha que nunca gostei muito de ler, mas as coisas que voce escreve nos interessa e nos abre a mente, faz a gente sonhar, fique com Deus Mariinha de Sergipe

    ResponderExcluir
  43. Filipe, estou emocionada com este teu artigo. Arrepiada até com tanta verdade, tanta realidade! Estou desempregada, num pequenissimo país a afundar no mar que o rodeia, cheio de desemprego e pessoas como as que descreves, escravas. E as notícias (tristes) do mundo!? A imagem que escolheste copiei-a agora para o meu computador. Era a imagem e o bilhete que me faltavam. Aquele bilhete que tanto procurei e não encontrei, naquele dia em que o meu pai, exacatamente da mesma forma, foi mais um num nr X que acontecem am Portugal. Porquê. Falta de emprego! Por bater às milhentas portas e elas se fecharem! Esqueceu-se de escrever este bilhete ou então está perdido nalgum lugar que não encontrei. Encontrei-o agora com o teu artigo : "Sorry for the Mess".
    Quero viver na tua Cidade Verde, se podesses tornar este teu e nosso país tão pequenino país Portugal nessa cidade!? Antes que ele se afunde... Bjs tua sempre amiga

    ResponderExcluir
  44. Acho tão bacana voce viver no Brasil e manter contato com seus amigos portugueses, vi o coment. da sua amiga que fala que lá tbm as coisas não andam legais, eu não a conheço mas se vale como consolo lá não deve está pior do que aqui o mundo todo tá de cabeça pra baixo

    ResponderExcluir
  45. Um colega da faculdade me indicou esse blog, super bacana, estou aproveitando

    ResponderExcluir
  46. Oi
    Quando vamos ter a continuação?

    ResponderExcluir
  47. Ao nosso querido escritor queremos desejar um maravilhoso final de semana, um beijinho das suas adimiradoras

    ResponderExcluir
  48. Estamos curiosos mestre, quero ver a sua saída...rs

    ResponderExcluir
  49. Meu querido escritor só estou escrevendo para lhe desejar um ótimo fim de semana um beijinho dessa sua amiga virtual

    ResponderExcluir
  50. Novos seguidores de S. Paulo
    Somos est. de engenharia, seus trabalhos são super bacanas, ficamos abismados com suas idéias. Essa cidade tem que sair do irreal e torná-la real, mas como/ Quem daria o primeiro passo? Quem realmente se interessaria? è demais a gente fica pensando, quanta coisa se esquece nessa vida corrida, adoramos sua filosofia, parabéns

    ResponderExcluir
  51. Mestre
    Voce está botando muita gente doida com esse seu blog...rs Pena essa cidade ser virtual. E será que algum dia o governo deixaria a gente construir uma coisa assim? Claro que não, só nos resta sonhar, é como um bom livro que nos faz querer saber o final e faz a gente , transporta a gente para um mundo de sonho, bjs

    ResponderExcluir
  52. Oi mestre
    Estamos curiosos com a continuação, abraços de todas nós

    ResponderExcluir
  53. Bom dia meu querido sonhador
    Como vai/ Demorei a escrever dessa vez porque estive doente mas já estou bem graças a Deus. Suas idéias continuam me encantando, infelizmente difíceis ao meu ver de se realizarem, visto vivermos numa sociedade altamente capitalista e cheia de de erros. Nossa cidade é um sonho que creio ficará na mente de muita gente, válida já pelo fato de nos fazer sonhar com uma vida mais justa para todos. Por isso seu livro nos transporta para um mundo de sonho, onde velhos e crianças se respeitam, convivem numa nova filosofia, que está longe de ser realidade, o planeta é preservado, a paz e a tranquilidade andam de mãos dadas. Agora aguardo o desfecho dessa inusitada, rs situação do emprego, só mesmo um idealista e muito inteligente podia pensar numa coisa assim, por isso adoro ler tudo que pensa, fico aguardando a continuação, um beijinho dessa sua adimiradora que lhe quer bem Clementina

    ResponderExcluir
  54. Oi Felipe
    Infelizmente concordo em gênero, número e grau só que essa moeda (por sinal super bem bolada) não dará certo, a não ser que o governo deixasse, mas se esse lugar existisse eu ia querer viver assim, estou cheia do transito, falta de segurança e tanta coisa errada. Mas meu amigo, infelizmente nossa cidade entra na nossa cabeça pra ficar mas na realidade vamos ter que continuar com essa vida que nos impuseram. Vai em frente que a gente sonha junto

    ResponderExcluir
  55. Novas seguidoras RO
    Somos professoras aposentadas e adoramos seu blogue, sua filosofia é justa embora utópica, quem disse que somos livres/ Somos escravos dos governos, do dinheiro e ninguém para para pensar que somos todos seres humanos. Não é por acaso que tanta gente está ligada no seu artigo, sabe porque? Porque voce teve a ousadia de falar claramente uma verdade que todo mundo sabe , mas é mais cômodo fazer de contas que não vê, adoramos tudo que está dito, não deixe de compartilhar suas idéias com seus leitores, mesmo que alguns algum dia venham discordar de algo, receba nosso carinho e fique com Deus, estaremos aguardando mais novidades

    ResponderExcluir
  56. Felipe
    Nem tenho mais palavras pra definir seu blog, voce simplesmente nos deixa boquiabertos, tem jeito pra tudo na nossa cidade verde. Pena ser só um sonho, porque lhe garanto que muita gente gostaria de ter esse estilo de vida. Estou adorando cada vez mais. A ilustração está um luxo, já ando imprimindo, não nos deixe nunca mais, um abraço dessa sua fã que muito adimira sua perspicácia e inteligência, tchau

    ResponderExcluir
  57. Sou uma recente seguidora, soube do seu blog por uma amiga tbm professora e também fiquei sua fã. Minha mãe já leu mais de dez vezes a parte onde voce fala dos idosos e ela sempre fica na esperança de que venha a falar neles novamente, voce fez minha mãe ter vontade de se mudar para essa cidade dos sonhos, quase todos os dias ela fala nisso. Bem parabéns porque apesar de ser estrangeiro parece um brasileiro pois tem resposta e um jeitinho pra tudo, obrigada por dividir conosco sua sabedoria, fique com Deus

    ResponderExcluir
  58. Essas notícias do mundo me assustaram

    ResponderExcluir
  59. Renata prima de Carina17 de outubro de 2010 às 02:21

    Oi Felipe
    O blog está tão grande que até me perdi minha prima foi quem me indicou, é assustador certos números que vi aqui. Tá muito bacana a sua idéia que de ideiota não tem nada, quem dera houvesse mais respeito de uns pelos outros. Essa coisa da água, energia assusta mesmo. Fiz um trabalho pra faculdade aproveitando dados importantes colocados por voce aqui. Parabéns por sua ousadia.

    ResponderExcluir
  60. Sou prima da Angélica seu blog é demais

    ResponderExcluir
  61. Secretária de executivo
    Estou no meu horário de almoço e não tenho tempo pra sair e almoçar estou comendo um sanduiche, vendo seu blog e refletindo nas verdades aqui escritas. Mais uma seguidora fiel, adorei tudo que li

    ResponderExcluir
  62. Prof. Romilda amiga da prof. Leila18 de outubro de 2010 às 15:25

    Oi, adorei seu artigo, livro, blog, seja lá o que for, voce deveria escrever um pequeno livro, tipo manual para crianças desde a idade que aprendem a ler até jovens porque com seu estilo, suas ilustrações com certeza iria contribuir muito parta conscientizar pra valer nossos jovens da importancia da preservação do nosso planeta e oes meios simples que a movem. Parabéns pelo estilo, não vou perder nem mais uma palavra daquilo que escrever.

    ResponderExcluir
  63. Estou maravilhada com seu blogue, parabéns

    ResponderExcluir
  64. Vim conferir seu blog que estava sendo indicado pelo jornal o globo através de um comentário e realmente é muito bom, mais seguidores...Fale mais sobre sustentabilidade fora da cidade verde, pois achamos que ainda um pouco se tem feito

    ResponderExcluir
  65. Filipe
    Cada vez mais pessoas estão lendo seu blog, isso é muito bom, alerta minimamente as pessoas

    ResponderExcluir
  66. que banho de cultura esse blog, dá gosto de ler

    ResponderExcluir
  67. Muito bem escrito e ilustrado!

    ResponderExcluir
  68. Entrei nesse blog para fazer um trabalho, me denominei anônima, hoje te rendo uma singela homenagem...
    Obrigada Felipe por dividir suas idéias que não tem nada de idiotas, por nos dar mastigadinho tudo que precisamos pra nossos trabalhos da faculdade, por ser tão legal e muito gente
    FELIZ NATAL!!! BJ

    ResponderExcluir