sábado, 15 de maio de 2010

007 – Cidade Verde – 50.000 habitantes



Primeiro quero comemorar ter ultrapassado os 1000 visitantes (metade sou eu mesmo nas minhas postagens, mas ninguém necessita de saber disso) e a crescida exponencial dos meus seguidores declarados... Tudo bem, são todos família, mas conta, pelo menos é um Blog familiar (rss)...
...........................................
Após toda aquela filosofia barata, chegou a hora da verdade, começar a falar da cidade em si...
Promessas é o que não faltam em todos aqueles quesitos quase utópicos, mas promessas os ventos levam...

O primeiro quesito nos fala de

50.000 habitantes felizes...

Os 50 mil habitantes são fáceis de resolver e explicar,
mas agora os felizes é que é difícil,
pelo menos no mundo que conhecemos...

Vamos primeiro ao mais fácil – 50.000 habitantes


Por que 50.000 habitantes?

Por duas razões em especial:

1ª. – Caso algum dia alguém pense em fazer algo assim, não vai querer fazer um projeto para 1milhão de pessoas com certeza...


2ª. – É aquela cidade pequena, quase um grande bairro ou município, em que dá para se conhecer de vista, quase todo o mundo...
E esses 50 mil seriam alocados em 12 bairros.
Os bairros compostos de 6 condomínios e cada condomínio com cerca de 700 pessoas em quase 200 apartamentos de 3 quartos...


Eu não disse que essa era fácil...
Agora vamos à parte difícil – O “FELIZES”.


Se eu vos disser que:
No condomínio haverá uma fantástica área de lazer, com direito a piscinas, saunas, salão de festas, churrasqueira, forno de pizza, fitness Center, spas, playground, espaço gourmet, salão de jogos para diferentes idades, espaço kids para criançinhas pequenas, playground ao ar livre, quadra poliesportiva, espaço arte e artesanato, etc.

Já dá para começar a ver alguns sorrisos...
Poderão não ser de plena felicidade, mas já é alguma coisa,
digamos um bom começo...

Mas se os apartamentos tiverem
ar condicionado central

que funcionam durante todo o dia só com um pequeno uso de energia solar, a coisa melhora bastante...

E se com o apartamento forem oferecidos dois carros ao casal...
Uáu...
Os olhos se arregalam em sinal de descrédito...


Mas quando eu vos disser que o combustível desses carros será gratuito e em vez de poluir vai expelir ar mais limpo...

Vocês começam a achar que eu estou viajando na maionese...
Tudo isso numa cidade com segurança quase total, com vagas gratuitas para todo o mundo, sem engarrafamentos...


Isso já é demais o “cara pirou”...


E se eu vos disser que essa cidade
não tem semáforos,
nem cruzamentos,
nem entroncamentos,
nem passadeiras...

E que os seus filhos não vão ter necessidade de sair do condomínio até terminarem a escola primária...

E que você pode percorrer toda a cidade de bicicleta pelas ciclovias exclusivas existentes...

E que basta atravessar a rua na frente do seu condomínio para encontrar todas as lojas de bairro que você necessita, além do posto de saúde e do seu escritório caso necessite de um...

E que semanalmente lhe entregarão graciosamente
3.5 kg de frutas e verduras...


Tudo isso de forma auto-sustentável
poupando muita energia e
“Carbono Free”...


Aí você pergunta entusiasmada:
Mas onde fica esse paraíso?...

Ou pelo menos se indaga:
Mas é possível criar tal paraíso?...

Depois você cai de volta na terra e pergunta desconfiada:


Mas quanto custa esse paraíso?...

Essa é a parte mais agradável...

Quase ao mesmo preço de um
apartamento de classe média...

Talvez com um pequeno acréscimo (20%), chamemos-lhe de...
...taxa ecológica ou taxa da felicidade...
(me saí bem...)

Isso é o que vos garanto, e é por isso que eu digo que serão

50.000 habitantes felizes...

Não estou brincando não...

Por mais utópico que pareça é simples e de fácil execução...

Haverá alguns compromissos, e alguns hábitos terão que ser mudados ou ajustados, mas nada que afete muito a vivencia normal e os benefícios serão imensos.


É com certeza uma nova forma de vida...






14 comentários:

  1. Para quem como eu, moro longe do trabalho, ainda cuido de marido, filhos, isso é um verdadeiro sonho.Só estou no computador agora porque quebrei meu pé.Seu artigo é fantastico

    ResponderExcluir
  2. Estranho,não vejo quem gostaria de viver isolado vai saber meu

    ResponderExcluir
  3. Cecília -Rio de Janeiro19 de julho de 2010 às 11:17

    Assustador Felipe
    è a ganancia que deixou as coisas chegarem ao ponto que estamos Tenho 75 anos, tres netos, um paraplégico por causa da violencia da nossa cidade infelizmente, quase morreu meu netinho, não foi embora porque Deus não quiz. Vivemos numa verdadeira selva urbana. Eu adoraria viver num lugar assim com minha família, descobri seu magnífico blogue por indicaçao da minha neta que é estudante e andou pesquisando e achou o que precisava aqui. Parabéns e se quer um conselho não perca sua capacidade de sonhar. Eu adorei sua maneira de brincar com coisas tão sérias e até mau cheirosas, riso, fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Um sonho, parabéns, quando existir avisa, bota mesmo até no jornal...Abaixo o estress

    ResponderExcluir
  5. Oi felipe
    Estou fazendo faculdade de arquitetura...Sou sua fã incondicional, adoro ver seus trabalhos, voce é de um bom gosto incrivel. Estou nesse postagem porque concordo 100 por cento com tudo que voce escreveu, se muita gente pensasse direito. Voce aprendeu engenharia aqui no Brasil? De onde vem tanto talento?

    ResponderExcluir
  6. Estudantes
    Seu blog é um barato cara, você é fera

    ResponderExcluir
  7. Adorei as idéias, o blog por um todo, as ilustrações, a mensagem. Um show!!!

    ResponderExcluir
  8. Que show de informação esse blog pena não aproveitarem idéias tão boas

    ResponderExcluir
  9. Que bom se fosse de verdade

    ResponderExcluir
  10. Que sonho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. Espetacular esse blog parabéns!

    ResponderExcluir